Anúncios
Ir para conteúdo

[Deic]
Oito são presos por desvio e falsificação de medicamento veterinário

Quadrilha furtava e adulterava antiparasitário Nexgard, voltado ao tratamento de pulgas e carrapatos; dois acusados foram capturados em Paulínia

30 set 2019 – 23h
Material apreendido em ação contra furto e falsificação de medicamento veterinário (Foto: Divulgação)

Oito pessoas foram presas acusadas furtar e falsificar medicamento veterinário na manhã desta segunda-feira (30), em Paulínia e região. A operação “Cão Amigo”, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, além de Paulínia, em Campinas, Hortolândia, Sumaré e Praia Grande, no litoral paulista.

A quadrilha desviava o antiparasitário Nexgard, voltado ao tratamento de pulgas e carrapatos, em forma de tablete mastigável da Boehringer Ingelheim, empresa de produtos veterinários de Paulínia. De acordo com a Polícia Civil, os acusados furtavam o produto tanto na linha de produção como quando ele era destinado ao descarte.

Os remédios originais, conforme as investigações, eram cortados e preenchidos com uma massa para que rendessem mais. Depois, a quadrilha os condicionava em embalagens falsas, produzidas em gráficas. Houve animal que morreu intoxicado. Foram apreendidos diversos produtos e blisters furtados e adulterados, além de embalagens e etiquetas falsificadas.

Dois dos presos trabalhavam na empresa. Um deles na linha de produção da Boehringer Ingelheim; já outro fazia o descarte de medicamentos e era funcionário de uma terceirizada. Os demais eram pessoas cooptadas para facilitar o comércio e a falsificação das embalagens. O Deic não revelou o nome de ninguém.

A Boehringer Ingelheim informou que soube do esquema criminoso nesta segunda-feira (30) e informou em nota que colabora com “as autoridades legais e de saúde nas investigações para prevenir fraudes e combater o mercado paralelo”. A empresa recomendou que os consumidores desconfiados da eficácia de algum medicamento entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo número 0800-888-7387.

Nota oficial da Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim foi informada hoje (dia 30) a respeito de uma operação policial que tem como alvo organizações envolvidas na comercialização de produtos fora da embalagem original. Segundo as autoridades, a investigação envolve o comércio ilegal de Nexgard, antiparasitário voltado ao tratamento de pulgas e carrapatos, na forma de tablete mastigável para cães.

Pela informação que a Boehringer Ingelheim tem hoje, o risco é de falta de eficácia.

A integridade dos nossos produtos e a saúde e bem-estar dos animais são a mais alta prioridade da Boehringer Ingelheim. Por isso, tratamos a adulteração de produtos da área de saúde com a maior seriedade. Colaboramos com as autoridades legais e de saúde nas investigações para prevenir fraudes e combater o mercado paralelo.

Essas medidas são importantes para garantir que apenas produtos em embalagem e conteúdo originais e de qualidade atestada circulem no mercado.

A Boehringer Ingelheim recomenda que os donos de animais de estimação somente adquiram produtos NexGard (ou qualquer outro produto para seus animais) com veterinários de confiança ou vendedores autorizados, de modo a garantir o recebimento de um produto autêntico. Consumidores preocupados com a eficácia ou autenticidade de algum produto NexGard já adquirido podem contatar nosso Serviço de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 888 7387 (atendimento de 2ª à 6ª feira, das 08:00 às 18:00 horas, exceto feriados).

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.