[Alliz]
Conchal recebe investimento de R$ 730 milhões no setor alimentício
Expectativa é gerar 12 mil empregos na região, impactando cerca de 30 municípios, como Paulínia; contratações começam em outubro
25 set 2019 – 12h45

OGrupo Zanchetta e o governo do Estado de São Paulo anunciaram nesta terça-feira (24) investimentos de R$ 730 milhões para a construção de um complexo industrial em Conchal. O empreendimento deve gerar 12 mil empregos na região, incluindo Paulínia. As contratações começam a partir de outubro.
O projeto representa o maior investimento privado do setor no âmbito do Polo de Alimentos e Bebidas em São Paulo neste ano. A nova planta da Alliz, marca do Grupo Zanchetta, empregará até 3 mil trabalhadores diretos e deve gerar outros 9 mil empregos indiretos. O início das contratações está previsto para outubro deste ano, segundo os investidores.
A Alliz é uma empresa brasileira que atua no segmento de produtos alimentícios. O complexo frigorífico em Boituva, instalada em uma área com 420 mil metros quadrados, centraliza todas as etapas da cadeia alimentícia e gera aproximadamente 2,9 mil empregos diretos. A empresa se tornou referência nacional na tecnologia de processamento de aves.
O novo empreendimento em Conchal contará com um complexo de criação e processamento de aves; fábricas de ração, farinhas e óleos, produtos industrializados; frigorífico e tratamento de água, centralizando todas as etapas da cadeia alimentícia.
De acordo com o governo do Estado e o Grupo Zanchetta, o investimento impactará cerca de 30 municípios da região, criando oportunidades de emprego não apenas em Conchal, mas também nas proximidades de distritos e cidades de:
- Paulínia;
- Água Espraiada;
- Aguaí;
- Ajapi;
- Analândia;
- Araras;
- Artur Nogueira;
- Campo Alto;
- Carandina;
- Cordeirópolis;
- Corumbataí;
- Cosmópolis;
- Engenheiro Coelho;
- Estiva Gerbi;
- Holambra;
- Ibicatu;
- Itapira;
- Jaguariúna;
- Leme;
- Limeira;
- Martim Francisco;
- Membeca;
- Mogi Guaçu;
- Mogi Mirim;
- Pedreira;
- Pirassununga;
- Santa Cruz da Conceição; e
- Santo Antônio de Posse.
“A InvestSP iniciou as conversas com a Zanchetta Alimentos em fevereiro deste ano”, afirmou o presidente da InvestSP, Wilson Mello. “Estamos muito felizes em saber que, pouco mais de seis meses depois, já podemos anunciar esse expressivo investimento no estado.”
“Esse é um projeto greenfield, ou seja, vamos começar do zero. Estamos trabalhando para que, em 24 meses, seja possível concluir as obras e iniciar as atividades, o que nos permitirá ampliar nossa presença no mercado doméstico e gerar excedentes para exportação”, afirmou o fundador e presidente do Grupo Zanchetta, José Carlos Zanchetta.
De acordo com o executivo, o novo complexo já nasce pensando em uma futura expansão. “Nosso objetivo é operar com mais linhas de produção, o que pode fazer com que a capacidade total da indústria alcance 380 mil aves por dia em dois anos”, complementou Zanchetta.
Cursos
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa Minha Chance, oferecerá cursos de qualificação de mão de obra para produtores rurais, construção civil e operacional. A iniciativa atenderá as demandas do Grupo Zanchetta na região.
Além disso, para os produtores rurais e empreendedores locais, haverá financiamento competitivo pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – o Banco do Agronegócio Familiar (Feap/Banagro), que apoia o desenvolvimento dos produtores rurais, pescadores artesanais, suas cooperativas e associações em todo o Estado, bem como pelo Banco do Povo e Desenvolve SP, que também oferecerão linhas de crédito.
Cooperação
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) irão dar apoio à empresa alimentícia na cooperação técnica, tecnológica em processos, materiais, plásticos e adequação para exportação.
O objetivo dos Polos de Desenvolvimento é fomentar e incentivar o aumento da produtividade da indústria para atrair investimentos, impulsionar a inovação, além da geração de empregos e renda, otimizando na mesma região geográfica políticas públicas que impactam direta ou indiretamente o setor produtivo.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias