Ir para conteúdo

[Polícia]
Operação contra roubo de cargas prende uma pessoa em Paulínia

Ação policial aconteceu ainda em Limeira e Cosmópolis; no total, foram oito acusados detidos e apreendidas armas e farda da Polícia Militar

18 set 2019 – 19h30
Parte do armamento apreendido pela polícia na operação contra o roubo de cargas (Foto: Divulgação)

Uma pessoa foi presa em Paulínia, na manhã desta quarta-feira (18), durante a “Operação Essencial” da Polícia Civil de Cordeirópolis e Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Limeira que aconteceu simultaneamente nas cidades de Limeira, Cosmópolis e Paulínia. As equipes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão, detiveram oito acusados e apreenderam 12 armas, algumas de grosso calibre outras de brinquedo, além de farda da Polícia Militar.

As oito pessoas detidas são suspeitas de fazer parte de uma quadrilha de roubo de cargas de óleo essencial – produto utilizado para a fabricação de cosméticos, medicamentos e defensivos agrícolas. Elas agiam desde janeiro na região de Campinas e de São Carlos, e não tiveram os nomes revelados até a publicação deste texto. Cada carregamento, de acordo com a polícia, vale cerca de R$ 1 milhão. A operação começou por volta das 5h e contou com 60 policias de diversas cidades e setores da Polícia Civil.

Farda da Polícia Militar encontrada com os acusados e que pode ter sido usada em assaltos (Foto: Divulgação)

A polícia informou que sete dos detidos tinham mandado de prisão expedido pela Justiça. Outro acabou preso em flagrante durante a Operação Essencial. Um guarda civil de Cosmópolis foi detido, pagou fiança e acabou liberado. O filho dele, que seria um dos líderes da quadrilha, está preso. A equipe policial localizou armas de grosso calibre, pistolas e munição que seriam usadas nos roubos, além de uma farda da Polícia Militar roubada. A suspeita é que a roupa foi utilizada em assaltos a caminhoneiros. Não foi localizada nenhuma carga desviada de óleo.

As investigações contra a quadrilha teve início em maio deste ano, logo depois que a Polícia Civil encontrou na região de Limeira um caminhão roubado. Os policiais conseguiram grampear o telefone dos assaltantes. Nesta quarta-feira, foram cinco presos em Cosmópolis, um em Limeira e outro em Paulínia. Os endereços das prisões também não foram revelados pela polícia até o fechamento deste texto.

Mais armas localizadas pelas equipes de policiais que trabalharam na Operação Essencial (Foto: Divulgação)

As investigações agora continuam na tentativa de identificar quem comprava as cargas roubadas. Todos os presos desta quarta-feira foram levados para a delegacia de Cordeirópolis, já que a Operação Essencial foi coordenada pelo delegado daquela cidade, William Marchi. Eles deveriam ser transferidos para o Centro de Detenção de Limeira.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.