Ir para conteúdo

[Direitos]
Paulínia realiza ‘Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência’

Atividades têm o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as dificuldades e conquistas da superação para promover a inclusão

16 set 2019 – 5h30
Artista Ivan Gomes tem atrofia nos membros superiores e inferiores e pinta com a boca e os pés (Foto: Divulgação)

A “10ª Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência” começa nesta segunda-feira (16) e vai até a próxima sexta (20), em Paulínia. Estão previstas apresentações culturais, festival esportivo paralímpico, visita em museu de São Paulo, caminhada inclusiva, palestra e exposição de artista que pinta quadros usando apenas a boca e os pés.

No primeiro dia da semana haverá a palestra “Reforma da Previdência e a Pessoa com Deficiência”, no Paço Municipal “Palácio Cidade Feliz”. Na abertura, o artista Ivan Gomes, de Salto, também mostrará seu trabalho de criação e pintura de telas que faz com os pés e a boca.

Ivan Gomes tem atrofia nos membros superiores e inferiores. Ele é reconhecido pela arte, inclusive com trabalhos premiados no Brasil e em países estrangeiros, como Canadá, Argentina, Malásia, Holanda e Estados Unidos. O artista retrata em seus trabalhos flores, rostos, animais e paisagens. A exposição terá peças para venda ao público.

“Comecei a pintar desde criança e ser reconhecido pelo meu trabalho é muito importante”, falou Ivan Gomes. “No início tentava imitar outros artistas, mas aos poucos fui criando meu estilo e desenvolvendo minha arte.”

Ivan Gomes faz parte de uma associação internacional de artistas de pé e boca, que mantém no Brasil 53 pintores. “Isso é muito sério, as pessoas precisam reconhecer mais nosso trabalho e parar de discriminar quem é diferente.”

Durante a mostra, o artista pintará telas para mostrar parte do processo criativo com suas pinceladas certeiras. Além de pintar, Ivan Gomes ainda participa de festas e eventos com palestras sobre motivação para escolas e empresas.

Participantes do 1º Festival Paralímpico realizado em Paulínia, no ano passado (Foto: Divulgação)

No 2º Festival Paralímpico, cerca de 300 paratletas são esperados para as provas adaptadas para pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltipla e transtorno global do desenvolvimento, com o objetivo de promover a prática esportiva e despertar talentos paulinenses.

As provas acontecerão na pista de atletismo do Estádio Municipal “Luis Perissinoto”, no Centro, com cerimônia de abertura às 8h e encerramento às 12h. Participam do projeto 14 escolas municipais de Ensino Fundamental I e II, da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), Escola Especial Luz, Clínica Escola Arca dos Sonhos e Núcleo Educacional Terapêutico Vida em Movimento.

Mas o evento é aberto à participação da comunidade. Quem não estiver relacionado nas escolas acima deve se inscrever diretamente na Secretaria Municipal de Esportes e Recreação pelo telefone (19) 3874-5752. Poderão participar os atletas de ambos os sexos nas provas adaptadas de corrida 50 e 100 metros, salto em distância e lançamento de pelota e arremesso de peso (para maiores de 15).

Verde

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Isis Maria de Almeida Ramos, conta que a semana integra uma série de ações pelo Brasil, conhecido como “Setembro Verde”, para celebrar as diferenças. Sábado (21) é o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”.

“Ações como essa são extremamente importantes para fortalecer os direitos das pessoas com deficiências”, disse Isis Ramos, que também é professora de educação especial da rede pública de Paulínia. “Essas pessoas precisam se empoderar, saber dos seus direitos e deveres para ter uma vida digna.”

Isis Ramos reforça que as pessoas com deficiência devem entender a importância de participar do conselho municipal, que existe na cidade desde 2010. “Precisam se fortalecer para que tenham mais visibilidade para terem voz nas articulações para melhorar as políticas públicas.”

Clique aqui para ver mais notícias e Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.