Ir para conteúdo

[Gastronomia]
Segunda edição de ‘Chefs na Unicamp’ ocorre neste domingo

Evento será no campus de Barão Geraldo, em Campinas; estão previstas 13 tendas de alimentação e uma de bebidas, além de música

7 set 2019 – 5h30
Tendas de alimentação montadas durante a primeira edição de ‘Chefs na Unicamp’ (Foto: Divulgação)

Asegunda edição do evento “Chefs na Unicamp” ocorre neste domingo (8), das 11h às 17h, no campus da Unicamp, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Ao todo, serão 13 tendas de alimentação e uma de bebidas. O evento é gratuito e faz parte do Simpósio dos Profissionais da Unicamp (Simtec), realizado no Centro de Convenções até quarta-feira (11). A expectativa dos organizadores é receber cerca de 6 mil pessoas.

Nesta edição há pratos com elementos da culinária indígena e da gastronomia africana ou afro-brasileira. “Uma das coisas que a gente estimulou foi que os chefes convidados pudessem criar pratos com ingrediente da comunidade indígena como homenagem a este grupo de novos alunos da Unicamp”, afirmou o jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, organizador do Chefs.

Chef Manu explica um termo novo sobre a culinária brasileira: euroafroindígena. Será mais ou menos isso o que o público vai encontrar neste domingo no campus de Barão Geraldo. Opções desde ravioli e lanche de pernil do chef italiano até prato com nome congolês, o Ngombe, que é um nhoque de banana da terra servido com molho de tomate fresco e shimeji. “Chefs na Unicamp” oferece ainda opções de pratos como:

– ragu de filé mignon ao molho de amora guarnecido de risoto de Castanha do Pará;

– tilápia empanada na tapioca, mandioca frita e arroz;

– costelinha defumada com moqueca de banana da terra.

“Tem esse movimento de comida de rua que cresceu demais nos últimos cinco anos, mas, muitas vezes, um tipo de comida que a gente relaciona a fast food”, explicou Manu. “Nossa proposta é diferente. As pessoas começaram a entender o que é a comida ancestral ligada a experiência das pessoas. O que a gente quer é associação com a comida de casa, caminhar em direção à tradição, não só da culinária brasileira, mas também a que vem de fora.”

Nesta edição também foram convidados alunos do curso de gastronomia da Policamp que farão o tacacá, prato típico da região amazônica, além de tapiocas. Na programação do domingo também estão previstas apresentações da Escola Livre de Música da Unicamp, apresentações de música, oficinas do Museu Exploratório de Ciências para crianças de 5 a 10 anos e teatro. Uma tenda vai ser montada para receber doações de livros.

Programação

– Das 11h30 às 12h30

  • Apresentações da Escola Livre de Música Unicamp
  • Local: Palco, Praça do Ciclo Básico da Unicamp

– Das 13h às 16h50

  • Apresentações dos talentos musicais da Unicamp

– Das 13h às 13h50

  • O Tropa (Rock nacional e internacional)

– Das 14h às 14h50

  • WitchCraft

– Das 15h às 15h50

  • Banda DGA (Rock e Pop Rock)

– Das 16h às 16h50

  • Brasamora Rock’n Beatles Band
  • Local: Palco, Praça do Ciclo Básico da Unicamp

– Das 12h às 17h

  • Oficinas criativas com Museu Exploratório de Ciências: 5 a 10 anos
  • Local: Praça do Ciclo Básico da Unicamp
  • Apresentações teatrais infantis, com o Grupo Arteiros
  • Local: Palco, Praça do Ciclo Básico da Unicamp
  • Peças: A Primavera da Lagarta e o Grúfalo
  • Local: Palco, Praça do Ciclo Básico da Unicamp
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.