Ir para conteúdo

[Reforço]
Carreta com consultórios odontológicos chega à UBS Cooperlotes

Odontomóvel faz procedimentos de clínica geral, como limpeza, raspagem de tártaro, curativos, restaurações e atendimentos de urgência

19 ago 2019 – 5h30
Equipe de carreta odontológica atende pacientes no bairro São José, em Paulínia (Foto: Divulgação)

AUnidade Básica de Saúde (UBS) do Cooperlotes irá receber a partir desta segunda-feira (19) uma carreta de 15 metros equipada com sete consultórios odontológicos. Este veículo é o segundo odontomóvel “Doutor Paulínia”. O primeiro está estacionado desde o último dia 12 na praça do bairro São José.

A Prefeitura de Paulínia não informou o custo destas duas carretas para o dinheiro dos contribuintes, a forma de contratação, se realizou licitação pública nem esclareceu por que não investiu esse dinheiro nos Serviços Odontológicos (Serods) da região central e ou mesmo do bairro Monte Alegre.

O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Casarin, explicou que as prioridades são para pacientes que aguardam na fila para os procedimentos nos centros odontológicos de Paulínia, mas há encaixe para a demanda espontânea. Os serviços mais procurados até agora no São José foram de restaurações, tratamento de canal, limpeza e extração.

Os odontomóveis têm capacidade para realizar 110 atendimentos por dia com procedimentos de clínica geral, como limpeza, raspagem de tártaro, curativos, restaurações e atendimentos de urgência. O objetivo é zerar a fila dos procedimentos odontológicos e atender, segundo a Prefeitura, “com rapidez, em um fluxo planejado e organizado”.

Para atendimento os interessados devem levar documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão do posto de saúde, das 9h às 20h, de segunda-feira a sábado.

Cartão

Junto à carreta, no São José, há um posto de cadastramento para o cartão Viva Paulínia, que está digitalizando informações dos moradores da cidade, com o objetivo de unificar os dados dos atendimentos públicos. As matrículas também são feitas nas UBSs desde o último dia 5. Para isso, os moradores precisam levar os documentos pessoais mais um comprovante de residência.

“A digitalização do sistema vai gerar praticidade para todo mundo. Se o cidadão não fez o cadastro, ele poderá fazer com uma equipe que vai estar junto às carretas. A digitalização é simples, pode ser feita rapidamente”, disse Casarin. Ainda é possível realizar o cadastramento pelo site www.cartaovivapaulinia.com.br/.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.