[Fogo]
72 dias após incêndio no Lar dos Velhinhos ala segue isolada
Segundo o governo interino, 10 idosos continuam alojados em clínicas particulares de Hortolândia; obras devem começar dentro de 15 dias
18 ago 2019 – 13h01

Setenta e dois dias após o incêndio no Centro de Geriatria e Gerontologia de Paulínia, o Lar dos Velhinhos, as obras de recuperação da ala atingida pelas chamas ainda estão emperradas e 10 idosos seguem alojados em clínicas particulares de Hortolândia. A informação foi prestada pela própria Prefeitura de Paulínia.
O governo interino chegou no dia 19 de junho a decretar situação de emergência em razão do incêndio ocorrido na noite do último dia 8 de junho, no Lar dos Velhinhos. Dia 17 de julho passado, revogou o decreto de situação de emergência, mas sem esclarecer o motivo nem quais resultados obteve com a medida.



De acordo com o governo interino, as obras de reformas na ala atingida pelo incêndio no Lar dos Velhinhos “começam dentro de 15 dias”. A Administração transitória não informou custo, prazo para conclusão do serviço, quem irá executar o trabalho e quando todos internos voltarão para o Centro de Geriatria de Paulínia.
O incêndio atingiu um dos quartos da Ala B do Lar dos Velhinhos de Paulínia, por volta das 20h do último dia 8 de junho, um sábado. Na época o então secretário municipal de Segurança Pública, Cícero Luiz de Brito, informou que “ninguém sofreu queimaduras”. Os idosos foram divididos em grupos e transferidos para clínicas em Paulínia, Campinas e Hortolândia.
As causas do incêndio até hoje não foram reveladas. A suspeita era de um aquecedor no quarto que pegou fogo teria provocado o acidente. O laudo ainda não foi divulgado pela Prefeitura. No dia 18 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 19 idosos retornaram ao Centro de Geriatria de Paulínia: dez deles, que estavam em uma clínica de Campinas; e nove se encontravam em uma clínica de Paulínia.
O Centro de Geriatria e Gerontologia de Paulínia, o Lar dos Velhinhos, iniciou suas atividades no novo prédio em outubro de 2010. Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, abrigava no dia do incêndio, conforme a Prefeitura informou à época, 31 idosos e presta serviços como Residência de Longa Permanência e Centro Dia.
Em janeiro de 2014 iniciou um novo serviço oferecido à população de Paulínia, os grupos de apoio e orientação para Cuidadores de Idosos, Doença de Alzheimer e Outras Demências, além de Orientação para a Saúde.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias