[Susto]
Ônibus do transporte público de passageiros perde freios no Morro Alto
Motorista jogou coletivo em cima de árvore no canteiro de avenida para parar veículo; mulher se feriu ao descer por saída de emergência
14 ago 2019 – 5h30

Um ônibus da Viação Flama, que é responsável pelo transporte público municipal em Paulínia, ficou sem freios na manhã desta segunda-feira (12), no bairro Morro Alto, e assustou muita gente. O veículo já estava com passageiros e uma mulher se feriu ao desembarcar pela saída de emergência do coletivo.
O circular do Grupo Passaredo perdeu os freios por volta das 6h. O veículo, que transportava trabalhadores em sua maioria para o serviço, sentido Bairro/Centro, apresentou a falha mecânica assim que parou em um ponto de ônibus para pegar mais passageiros na Avenida João de Sousa Filho, considerada a principal do Morro Alto.
No embarque, o motorista escutou um estouro, que era dos freios, e o ônibus começou a descer de ré antes que puxasse o freio de mão. O condutor desviou de carros estacionados e, para parar na marra o ônibus que pegava velocidade, já cerca de 50 metros abaixo, jogou o veículo para cima do canteiro central da avenida e bateu em uma árvore.



Apesar de gritos e do desespero dos passageiros que estavam dentro do ônibus ninguém se feriu durante a descida desenfreada nem mesmo com a batida do coletivo da Viação Flama na árvore. Assim que o veículo parou, os passageiros acionaram as alavancas das saídas de emergência.
Na confusão do desembarque pelas saídas de emergência uma mulher caiu e feriu a cabeça. Ela foi levada ao Hospital Municipal “Vereador Antônio Orlando Navarro”. O estado de saúde dela não foi informado pela unidade hospitalar. A polícia, a Guarda Civil e o resgate do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência.
A Prefeitura informou no início da tarde desta quarta-feira (14) que os ônibus do transporte público municipal sofrem inspeção e manutenção a cada 5 mil quilômetros rodados e a empresa responsável envia o relatório à Secretaria Municipal de Transportes. Além disso, cada vez que o veículo é licenciado passa por vistoria de órgão competente certificado pelo Detran.
O ônibus que ficou sem freios no Morro Alto, de acordo com a Prefeitura de Paulínia, estava com a manutenção feita dentro desse limite e, inclusive, tem cerca de cinco anos de uso. “A empresa informou que o ônibus vai passar por perícia para saber o motivo da quebra da peça que ocasionou a perda do controle do motorista em questão”, finalizou em nota.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias