Ir para conteúdo

[Saúde]
Prefeitura aluga carreta para prestar serviço odontológico gratuito

Veículo de 15 metros de comprimento e com sete consultórios adaptados começará a atender nesta segunda-feira, no bairro São José

8 ago 2019 – 18h49
Carreta alugada de empresa está adesivada com o brasão do município de Paulínia (Foto: Divulgação)

Paulínia alugou uma carreta de 15 metros de comprimento e com sete consultórios odontológicos adaptados para oferecer serviços gratuitos à população. O veículo vai ficar estacionado por tempo indeterminado na praça do bairro São José. O atendimento ao público começará na próxima segunda-feira (12). O governo interino não informou qual o valor da locação nem o nome da empresa dona do veículo.

A carreta batizada de “Doutor Paulínia” e com o brasão do município adesivado na carroceria irá atender as pessoas que estão na fila de espera das unidades de saúde bucal da cidade. A estrutura do odontomóvel tem capacidade para 110 atendimentos por dia com procedimentos de clínica geral, como limpeza, raspagem de tártaro, curativos, restaurações e atendimentos de urgência. A equipe também é da empresa que aluga a carreta, assim como todos os equipamentos.

O veículo está previsto para chegar a Paulínia na tarde desta sexta-feira (9) e os procedimentos devem começar na manhã da segunda-feira seguinte, dia 12. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde irão avisar os usuários do sistema que estão aguardando consultas em uma das quatro unidades odontológicas do município.

“A iniciativa de trazer a carreta com os serviços para a comunidade tem o objetivo de zerar a fila dos procedimentos odontológicos e atender com rapidez, num fluxo planejado e organizado, tudo pensado com cuidado em cada detalhe para atender o paulinense como merece”, justificou o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Casarin.

A prioridade de atendimento será daqueles feitos através de agendamento prévio, de acordo com ordem de chegada, mas também será possível encaixe para demanda espontânea. Os munícipes devem levar documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão do posto de saúde.

Segundo a Prefeitura, para a próxima semana está prevista a chegada de uma segunda carreta a Paulínia. Esse veículo contará com três consultórios e ficará anexa à UBS do Cooperlotes, com atendimentos seguindo o mesmo padrão.

“O foco do projeto é levar saúde bucal e proporcionar facilidade de atendimento aos moradores, o que reflete diretamente na qualidade de vida dos munícipes”, informou a Prefeitura em nota. “A equipe é composta por profissionais qualificados, que irão realizar exames e atendimentos ambulatoriais, tudo contando com materiais odontológicos e equipamentos de última geração.”

A Prefeitura informou que, em 10 anos, o odontomóvel já atendeu mais de um milhão de pessoas por todo o Brasil. Mas não esclareceu até a publicação deste texto se essa será a primeira vez que estará na cidade, se fez licitação pública para contratar o serviço nem quanto do dinheiro do contribuinte gastará para oferecer o serviço que existe na rede pública e, inclusive, para o qual reformou recentemente Serviço Odontológico (Serod) do Centro.

Cartão

O secretário ainda reforçou a necessidade de cadastro para o “Cartão Viva Paulínia”, que é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desde o dia 5. Será destacada uma equipe exclusiva para o odontomóvel. Os munícipes devem levar documentos pessoais e comprovante de residência, essencial para as matrículas.

“A digitalização do sistema vai gerar praticidade para todo mundo. Se o cidadão não fez o cadastro, ele poderá fazer com uma equipe que vai estar no local. A digitalização é simples, pode ser feita rapidamente”, afirmou Casarin. O Cartão Viva Paulínia vai unificar as informações dos munícipes, ajudando a Administração a planejar políticas públicas com mais eficiência.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.