Ir para conteúdo

[Política]
Veja o raio X de candidatos a prefeito e vice na eleição suplementar

Reportagem apresenta integrantes das chapas que concorrerão ao mandato-tampão em Paulínia que terminará no dia 31 de dezembro de 2020

3 ago 2019 – 11h
Eleição fora de época em Paulínia vai acontecer neste próximo dia 1º de setembro (Foto: Divulgação)

Paulínia fará uma eleição fora de época no próximo dia 1º de setembro deste ano para escolher prefeito e vice-prefeito para um mandato-tampão até o dia 31 de dezembro de 2020. Nove chapas registraram candidaturas no Cartório Eleitoral e começam, oficialmente, a partir deste sábado (3), quando tem início a campanha eleitoral, a disputar seu voto.

Veja abaixo o raio X de candidatos a prefeito e vice que disputarão a eleição suplementar em Paulínia. Todas as chapas tiveram representantes procurados para passar as informações para o Portal Paulínia 24 Horas Notícia, mas nem todas as forneceram até a publicação deste texto. Assim que responderem à redação, serão incluídas na reportagem.

Os candidatos a prefeito aparecem na reportagem por ordem alfabética dos nomes pelos quais são mais conhecidos na cidade.

– Nome: Ângela Duarte

Cargo que concorre: prefeita

– Partido: PRTB

– Nome da coligação: não tem

– Data de nascimento: 17 de março de 1967

– Estado civil: divorciada

Quantidade de filhos: 2

– Profissão: funcionária pública municipal

– Atividade profissional: controle de infecção hospitalar no Hospital Municipal de Paulínia

Grau de instrução: superior completo

– Bairro onde mora: Jardim América

– Cargos públicos que ocupou: coordenadoria de programa de saúde escolar, assessoria jurídica, diretoria do Procon e vereadora entre 2013 e 2016.

Nascida na fazenda São Bento em Paulínia, funcionária publica municipal desde novembro de 1993, concursada como auxiliar de enfermagem, formada em Direito desde 2005, pós-graduada em Direito Tributário, fui coordenadora de um programa de saúde escolar municipal, assessora jurídica, montei o Procon em Paulínia, do qual fui diretora, vereadora no mandato de 2013 a 2016, candidata a vice em 2016. Após as eleições do pleito de 2016 voltei a trabalhar no Hospital Municipal no controle de infecção hospitalar.

– Nome: Paula Benites

Cargo que concorre: vice-prefeita

– Partido: PRTB

– Nome da coligação: não tem

Data de nascimento: 19 de outubro de 1976

– Estado civil: casada

– Quantidade de filhos: 1

– Profissão: cirurgiã dentista

Atividade profissional: dentista

– Grau de instrução: superior completo

– Bairro onde mora: Jardim América

– Cargos públicos que ocupou: nenhum

Moradora de Paulínia há mais de 25 anos, formada em odontologia, empresária e administradora da Clínica For Santé, em Paulínia; membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE); Membro da Sociedade Brasileira de Laser na Odontologia (Sobralo); pós-graduada na Universidade de Harvard; atua em odontologia integrativa. Exerce trabalho voluntariado há anos, atuando como voluntária para a Fundação Neemias, em Paulínia, com tratamento de laserterapia em pacientes oncológicos que estão em tratamento de radioterapia e quimioterapia.

– Nome: Capitão Cambuí

– Cargo a que concorre: prefeito

– Partido: PSL

Nome da coligação: não tem

– Data de nascimento: 21 de janeiro de 1979

– Estado civil: separado

– Quantidade de filhos: Dois. Carol, de 8 anos, e Rafael, 6

– Profissão: oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo

– Atividade profissional: capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo

– Grau de instrução: graduado em Bacharel em Ciências Policiais e Segurança Pública (Barro Branco) e Bacharel em Direito e Mestrado em Segurança Pública (Centro de Altos Estudos da Polícia Militar)

– Bairro onde mora: bairro Morumbi

– Cargos públicos que ocupou:

1996 – Oficial da PM

2000/2002 – Em Capão Redondo/SP – Polícia Militar do Estado de São Paulo

2002/2014 – Comando de Policiamento do Interior 2, como Chefe da Agência de Inteligência

De 2014/2018 – comandante da Polícia Militar de Paulínia

De 2018 até o momento– Coordenador Operacional do 8º Batalhão da PM/Campinas

A Polícia Militar, onde ingressei seguindo os passos de minha mãe, me deu a formação acadêmica não apenas em segurança, mas também em Direito, gestão de conteúdo, logística e de pessoas. Por quatro anos exerci com orgulho o comando da 4ª Cia. da Polícia Militar de Paulínia, onde pude conhecer de perto os problemas da cidade que escolhi viver e criar meus filhos. Acredito que precisamos de uma administração pública séria, honesta, com organização, transparência e cuidado social. Tenho a vontade e a capacitação necessárias para fazer Paulínia ser conhecida não só por seus recursos financeiros, mas principalmente pela qualidade de vida que proporciona aos seus moradores. O povo quer mudanças, não dá mais para esperar.

– Nome: Júlio César Peluque

– Cargo a que concorre: vice-prefeito

– Partido: PSL

Nome da coligação: não tem

– Data de nascimento: 16 de abril de 1973

– Estado civil: casado

– Quantidade de filhos: 1. Juan, de 13 anos.

Profissão: Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo

– Atividade profissional: instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)

– Grau de instrução – 2º grau completo

– Bairro onde mora: bairro Santa Terezinha

– Cargos públicos que ocupou: Desde 1997 na Polícia Militar do Estado de São Paulo

Nasci em Santa Cruz das Palmeiras, cresci em Itobi, onde aos 10 anos comecei a trabalhar como entregador de jornais. Em seguida trabalhei em lavouras da região até que, em 1997, ingressei na Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde estou até hoje. Aceitei o convite do Capitão Cambuí para me filiar ao PSL e, agora, com muita honra, para estar a seu lado na campanha a prefeito, como vice-prefeito de Paulínia. Vamos fazer um governo transparente, honesto e para todos, com muita atenção às necessidades da nossa população, obedecendo à ordem de prioridades já definidas pelos paulinenses: Educação, Segurança, Saúde e Habitação. Não dá mais para esperar.

– Nome: Custódio Campos

– Cargo que concorre: prefeito

– Partido: PT

– Nome da coligação: não tem

– Data de nascimento:17 de março de 1956

– Estado civil: casado

– Quantidade de filhos: 4

– Profissão: administrador

– Atividade profissional: aposentado

– Grau de instrução: superior, bacharel em administração, curso de especialização em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Cursando Direito da FACP

– Bairro onde mora: Santa Cecília

– Cargos públicos que ocupou:

1º vereador pelo PT em Paulínia de 2009 a 2012

Vereador reeleito pelo PT de 2013 a 2016

Custódio Campos nasceu em Itirapina, de uma família unida. A mãe, a irmã e os filhos estão sempre com ele. Mudou para Paulínia com 13 anos. De origem humilde, trabalhou em padarias, pequenos comércios e por fim na CPFL, onde se aposentou. Iniciou ali sua vida de sindicalista, sempre lutando por direitos dos trabalhadores. O sindicalismo o levou ao PT e às eleições. Foi candidato a prefeito, em 2000, e depois se elegeu para dois mandatos de vereador. Morou no Monte Alegre I, onde tem amigos até hoje. Depois mudou para o bairro Santa Cecília. Tem quatro filhos do primeiro casamento. Hoje está casado com Vagna, advogada. Custódio Campos formou-se bacharel em Administração, fez curso de Gestão Pública e voltou há pouco à universidade onde estuda Direito.

– Nome: Jucimara

– Cargo que concorre: vice-prefeita

– Partido: PT

– Nome da coligação: não tem

– Data de nascimento: 12 de janeiro de 1969

– Estado civil: viúva

– Quantidade de filhos: 2

– Profissão: servidora pública desde 1996

– Atividade profissional: agente operacional

– Grau de instrução: superior incompleto.

– Bairro onde mora: bairro João Aranha

– Cargos públicos que ocupou: nunca ocupou cargo eletivo

Jucimara Conceição de Souza é a candidata pelo PT a vice-prefeita de Custódio Campos. É viúva e mora com os dois filhos no bairro João Aranha. Desde 1996 é servidora pública e esta é sua primeira candidatura. Exerce a função de agente operacional no laboratório do Hospital Municipal de Paulínia. Iniciou o curso superior de Educação Física, mas a responsabilidade com os filhos e o sustento da família a impediu de concluir esse sonho. Risonha, afável, Jucimara contribui com a candidatura de Custódio trazendo suas posições firmes e o conhecimento das dificuldades dos colegas servidores nos últimos anos.

– Nome: Du Cazellato

– Cargo: prefeito

– Partido: PSDB

– Coligação: “Paulínia com Atitude” – PSDB/PL

– Data de nascimento: 17 de julho de 1971

– Estado civil: casado

– Quantidade de filhos: 2

– Profissão: empresário

– Atividade profissional: empresário

– Grau de instrução: Ensino Médio completo

– Bairro onde mora: Santa Terezinha

– Cargos públicos que ocupou: vereador nos mandatos 2013/2016 e 2017/2020; e prefeito interino no período de 7 de novembro de  2018 a 21 de janeiro de 2019

Nascido e criado em Paulínia, Du Cazellato é filho de seo Anísio e Dona Maria Cazellato, comerciantes de longa data e moradores do bairro Betel. Casado há mais de 20 anos com Fernanda é pai de dois filhos. Foi vereador e quando esteve à frente da Presidência da Câmara, Du implantou medidas que economizaram mais de R$ 10 milhões e devolveu o dinheiro à Prefeitura. Nomeado prefeito, em apenas 70 dias, passou a administração da Pauliprev aos funcionários municipais, valorizou o funcionário público de carreira, não trouxe equipe de fora e trabalhou com pessoas que conhecem a cidade. A prioridade agora é melhorar a Saúde, Segurança, Educação e Emprego. Du Cazellato se considera administrador sério, eficiente, transparente e de atitude.

– Nome: Sargento Camargo

– Cargo: vice-prefeito

– Partido: PSDB

– Coligação: Paulínia com Atitude – PSDB/PL

– Data de nascimento: 11 de novembro de 1967

– Estado civil: casado

– Quantidade de filhos: 5

– Profissão: Policial Militar

– Atividade profissional: sargento há 10 anos em Paulínia

Grau de Instrução: Ensino Médio completo

– Bairro onde Mora: bairro Calegaris

– Cargos públicos que ocupou: não ocupou nenhum cargo público eletivo

Filho de seo Paulo e Dona Josefina, Paulo Camargo Junior, o Sargento Camargo, é policial militar há quase 30 anos. Veio a Paulínia com 10 anos. Evangélico, casado com Joice Camargo, pai de 5 filhos e avô de 2 netos, começou a trabalhar criança como catador de sucatas. Entre um emprego e outro, a escola, a rotina e ajuda à sua família, mais de uma década se passou até entrar na PM, em 1990. É policial em Paulínia desde 2009 e repete um lema: “Que minha coragem seja maior que meu medo, e que minha força seja tão grande quanto minha fé”. Para ele, esse louvor exalta as qualidades que a cidade precisa: coragem para enfrentar desafios e obstáculos; fé para acreditar nos bons e nos justos; e força para colocá-la em ordem e cuidar das pessoas.

– Nome: Tuta Bosco

– Cargo que concorre: prefeito

– Partido: PPS

– Nome da coligação: Movimento Paulínia Cidadã – PPS/Avante

– Data de nascimento: 15 de fevereiro de 1972

– Estado civil: casado

– Quantidade de filhos: 3. Leonardo, Lucas e Letícia

– Profissão: Empresário

– Atividade profissional: combustível

– Grau de instrução: Ensino Médio completo

– Bairro onde mora: bairro Boa Esperança

– Cargos públicos que ocupou: não ocupou nenhum cargo público

Ademir Antônio Bosco é filho de Paulínia, estudou no colégio Porfírio da Paz e na Escola Flora. Aos 12 anos já mostrava vocação para os negócios e o empreendedorismo. Vendia o pão que a mãe fazia e foi sorveteiro para ajudar no sustento da casa. Nos anos 90, abriu a loja Tuta Som. De olho no futuro, viu uma grande oportunidade no ramo dos combustíveis, devido à demanda pela gasolina e diesel na Replan. Anos depois, apostou no etanol, que na época era um combustível pouco utilizado, mas, logo após a fabricação dos carros flex, ganhou o mercado brasileiro. Hoje possui uma empresa sólida na área de combustível e escolheu entrar na política para poder utilizar os conhecimentos como gestor e retribuir a Paulínia tudo o que a cidade proporcionou a ele.

Nome: Gustavo Yatecola

Cargo que concorre: vice-prefeito

– Partido: Avante

Nome da coligação: Movimento Paulínia Cidadã – PPS/Avante

– Data de nascimento: 1º de setembro de 1972

– Estado civil: casado

– Quantidade de filhos: 3. Gabriela, Thais e Davi

– Profissão: médico

– Atividade profissional: médico e empresário no segmento da Saúde

– Grau de instrução: superior

– Bairro onde mora: Jardim Europa

– Cargos públicos que ocupou: vereador por dois mandatos 2008/2011 e 2012/2015

Gustavo Yatecola nasceu em Garça. De origem humilde e filho de professora, com muita batalha conseguiu entrar para a faculdade de medicina. Com ajuda de uma bolsa de estudos, formou-se na Universidade de Alfenas (MG). Começou a exercer a medicina em janeiro de 1999. É servidor público em Paulínia há duas décadas. Atende em postos de saúde e no Hospital Municipal, em turnos diurnos e noturnos. Em 1998, fundou a Clínica Marfim, que é voltada à Medicina do Trabalho. Por duas vezes foi vereador da nossa cidade, focando, principalmente, em melhorias na Saúde, Educação e Segurança. Acredita muito no potencial da nossa cidade, em especial do nosso povo, e sabe que é tempo de mudar Paulínia.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.