Ir para conteúdo

[Cultura]
Orquestra Jovem de Paulínia faz concerto de estreia nesta sexta

Evento tem participação da Orquestra Sinfônica do Interior, às 20h, no Theatro Municipal; ingresso é 1kg de alimento não perecível

24 jul 2019 – 5h30
Apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Interior do Estado de São Paulo, a OSJI (Foto: Divulgação)

AOrquestra Jovem de Paulínia faz nesta sexta-feira (26) seu concerto de estreia. A apresentação conta com a participação da Orquestra Sinfônica do Interior (OSJI), a partir das 20h, no Theatro Municipal “Paulo Gracindo”. Os ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível. No repertório estão obras de gêneros variados, que vão do erudito ao popular, ópera, trilha sonora e música étnica.

A seleção dos músicos da cidade e região e a preparação do repertório da Orquestra Jovem de Paulínia ocorrem durante o workshop de Prática Orquestral, que acontece desde a última segunda-feira (23) em Paulínia e termina nesta quinta-feira (25). Todo o processo é promovido pela OSJI e pela Secretaria Municipal de Cultura.

Composta por estudantes de 15 a 29 anos, selecionados através de audições anuais, a OSJI desenvolve uma série de concertos regulares em várias localidades. Dentre seus principais programas se distinguem as séries: Concertos Sinfônicos, Concertos Temáticos, Concertos Didáticos, Concertos Populares, Cortina Lírica, Sinfonia do Riso e Ensaio Aberto.

A OSJI promove a profissionalização dos jovens músicos que atuam na orquestra, permitindo o primeiro acesso ao ambiente da música profissional. Os aprovados nos testes recebem bolsas de estudos e se apresentam em eventos variados durante toda a temporada.

Aclamada por diversos públicos e crítica, a OSJI vem se destacando por suas performances vibrantes e pelo repertório eclético, aliados ainda à qualidade do tratamento artístico, social e pedagógico direcionado aos estudantes de música. Isso a torna uma das mais importantes iniciativas de profissionalização artística, difusão cultural e transformação social no Interior do Estado de São Paulo.

Paulínia

Idealizada pelo Maestro Felipe Alves, com o apoio da Secretaria de Cultura de Paulínia, a exemplo da OSJI, a Sinfônica Jovem de Paulínia ainda busca promover o aperfeiçoamento e profissionalização de jovens estudantes de música de Paulínia e região.

Além disso, tem como objetivo preencher uma importante lacuna no que diz respeito à circulação de produtos culturais na cidade que é reconhecida por abrigar um dos mais importantes teatros do interior de São Paulo, mas que até então, não tinha uma orquestra residente com uma temporada anual de concertos a exemplo dos principais teatros no mundo.

Maestro

O maestro Felipe Alves é pós-graduando em regência, licenciado em Música na Faculdade Nazarena do Brasil (FNB), em Campinas; formado em regência pelo Conservatório Dramático Musical “Dr. Carlos de Campos” (CDMCC), em Tatuí, na classe do maestro e mestre Dario Sotelo; cursou ainda bacharelado em trompete na Unicamp na classe do professor e mestre Clóvis Beltrami; e Pedagogia – Licenciatura plena pela Universidade de Franca (Unifran).

Felipe Alves participou ativamente de festivais, seminários e workshops com conceituados regentes e diretores de orquestra como Neil Thomson/ING, Kirk Trevor/EUA, Dario Sotelo, Jean Reis, Roberto Farias, Mônica Giardini, entre outros. Atua com orquestras jovens desde 2010, desenvolvendo tanto projetos de formação de instrumentistas quanto de performance.

Fundador

À frente da OSJI, se destaca pela elaboração de programas ecléticos visando a formação de plateias diversificadas e que proporcionam aos jovens músicos das OSJI explorar a sonoridade de um repertório sinfônico abrangente abordando ainda música popular brasileira, internacional, música para cinema, novos compositores e novas obras. É também fundador, maestro titular e diretor artístico da recém-criada Orquestra Sinfônica Jovem de Paulínia.

Mais informações sobre o concerto de estreia da Orquestra Sinfônica Jovem de Paulínia podem ser obtidas por meio dos números de telefone celular  (19) 98233-4588 e (19) 99722-8415, com Tathiana.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.