Ir para conteúdo

[Emprego]
Cerca de 150 mil fazem concurso do Detran.SP neste domingo

Órgão de trânsito oferece 400 vagas em todo o estado – duas em Paulínia; veja como se preparar nos dias que antecedem a prova

5 jul 2019 – 5h30
Dedique máxima atenção na hora de preencher a folha de resposta do concurso público (Foto: Divulgação) 

As provas para preencher 400 vagas ofertadas no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) serão aplicadas neste domingo (7) para 150.545 candidatos – uma média de 376 inscritos por vaga. Na região há 31 oportunidades – duas delas para Paulínia.

Os interessados na carreira de Oficial Estadual de Trânsito devem se apresentar ao local de prova até as 7h30. Os portões serão fechados às 8h. No período da tarde, será a vez de quem vai concorrer a uma vaga para Agente Estadual de Trânsito. Para esses candidatos, os portões fecharão às 14h30. Recomenda-se chegar com, no mínimo, meia hora de antecedência. Todos devem levar documento de identificação com foto.

As provas serão realizadas em 19 cidades: Campinas, Araçatuba; Araraquara; Barretos; Bauru; Botucatu; Fernandópolis; Franca; Itapeva; Marília; Mogi Guaçu; Presidente Prudente; Registro; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; Sorocaba e São Paulo.

O concurso é composto por uma prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha e uma redação. O tempo máximo para conclusão será de quatro horas e meia. Serão avaliados conhecimentos em português; matemática; raciocínio lógico; informática; direito constitucional; direito administrativo e legislação de trânsito.

Com contratação sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os aprovados receberão salários iniciais de R$ 1.863 (nível médio) e de R$ 4.657,50 (superior).

O Detran.SP elencou algumas sugestões para os dias que antecedem e para o momento da prova:

  • Pausa para a mente

– No dia anterior, tente descansar. Se não resistir, apenas passe o olho em resumos e anotações importantes. O ideal é relaxar na véspera do concurso. Procure uma atividade leve, como assistir a um filme, ir ao parque e ouvir música. Meditação pode ajudar a conter a ansiedade. Uma boa noite de sono é fundamental.

  • Verifique o local de prova

– O local exato do exame será enviado ao e-mail informado na hora da inscrição. Também poderá ser consultado no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso. Caso não receba o cartão informativo, ligue até sexta-feira (5) para a FCC no telefone (11) 3723-4388. Planeje como chegar ao local, confira as opções de transporte previamente e, se necessário, faça o trajeto um dia antes.

  • O que levar

– Separe no dia anterior o que vai levar no dia da prova. Entre os itens obrigatórios estão documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) e caneta de tinta azul ou preta com material transparente. É bom ter em mãos também o cartão informativo enviado pela FCC com os dados do local de prova.

  • Alimentação

– Evite fazer a prova em jejum e procure manter seus hábitos alimentares. Para levar para a prova, prefira alimentos leves e nutritivos (barrinha de cereal, fruta, biscoito de água e sal) e não se esqueça da água.

  • Use bem seu tempo

– Só será permitido deixar o local de prova depois de decorridas três horas. O tempo máximo para conclusão será de quatro horas e meia, incluindo a redação. Então, divida bem seu tempo para conseguir responder tudo.

  • Zerar elimina

– As questões de legislação de trânsito terão peso três. Já a redação, peso dois. Não ignore, no entanto, os demais conteúdos. O candidato que zerar em alguma das disciplinas da prova objetiva estará automaticamente eliminado.

  • Atenção à folha de resposta

– É por meio dela que a prova será corrigida. Perder pontos na hora de preencher a folha de resposta pode fazer a diferença. Logo, dedique máxima atenção a essa etapa. Confira as instruções de preenchimento no caderno de questões

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.