Ir para conteúdo

[Capacitação]
Guardas civis treinam rapel em prédio de 15 andares

Prática aconteceu em uma das torres de 65 metros de altura de um condomínio em construção no Jardim dos Calegaris, em Paulínia

26 jun 2019 – 18h
Guarda civil de Paulínia treina rapel em prédio em construção no Jardim dos Calegaris (Foto: Divulgação)

Um grupo de 20 guardas civis de Paulínia e de Americana passou por treinamento de rapel, na manhã desta terça-feira (25). O treinamento foi realizado no 15º andar de um prédio em construção no Jardim dos Calegaris, em Paulínia, com 65 metros de altura.

A capacitação foi ministrada pelo instrutor Edilson Mariano Mendes, da Guarda Municipal de Americana (Gama).  De acordo com o secretário de Segurança Pública de Paulínia, Cícero Luiz de Brito, esse é o primeiro treinamento do gênero realizado em Paulínia.

Ideia é ajudar o Corpo de Bombeiros em ações de escaladas (Foto: Divulgação)

Cícero disse que a capacitação em rapel faz parte das ações de aperfeiçoamento da Guarda Civil de Paulínia para dar suporte ao Corpo de Bombeiros, por exemplo, em ocorrências que venham a envolver algum tipo de escalada.

“Paulínia passa por um grande processo de verticalização, principalmente nos últimos tempos, com a construção de muitos condomínios de prédios, onde já residem ou devem se mudar parte expressiva da nossa população”, justificou Cícero. “Portanto, temos que estar preparados para eventuais emergências nesses locais.”

Cícero lembrou ainda que os guardas civis desenvolvem diversas ações de aperfeiçoamento. Ele destacou que recentemente foi realizado um treinamento envolvendo cerca de 200 guardas, ministrado por multiplicadores que estiveram na Swat, polícia de elite dos Estados Unidos, especialista em táticas especiais, e repassam o conteúdo aos demais.

Um outro grupo de 15 guardas também passou por treinamento para uso de drone, veículo aéreo não tripulado. Ainda nesta semana são realizados cursos de defesa pessoal e de APH – primeiros socorros, no Centro de Formação da Guarda Municipal, no Poliesportivo dos Trabalhadores, na região do Monte Alegre.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.