Anúncios
Ir para conteúdo

[Reação]
Prefeito interino declara situação de emergência em Paulínia

Motivo foi o incêndio que atingiu o Lar dos Velhinhos no último dia 8 e obrigou a transferência dos 30 internos; 19 já retornaram ao local

22 jun 2019 – 5h30
Estado de como ficou o quarto e a área próxima dele em função do princípio de incêndio (Foto: Divulgação)

Oprefeito interino Loira (DC) declarou situação de emergência em Paulínia pelo prazo máximo de seis meses em razão do incêndio ocorrido no início deste mês no Lar dos Velhinhos. Ele também criou um comitê de gerenciamento de crise no Gabinete do Prefeito.

O decreto nº 7.584, do último dia 19, foi publicado na edição desta quarta-feira (19) do Semanário Oficial de Paulínia. A responsabilidade pelo enfrentamento da situação de emergência fica a cargo do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (Simpdec).

Cama do quarto do idoso que ficou totalmente destruída pelas chamas (Foto: Divulgação)

A Prefeitura não explicou as razões que a levaram a declarar a situação de emergência em Paulínia até a publicação deste texto; quais secretarias e órgãos fazem parte do Simpdec; nem a extensão do prejuízo, bem como o valor que gastará com a reforma do local.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que 19 idosos já retornaram ao Centro de Geriatria de Paulínia: na segunda (17), dez deles, que estavam em uma clínica de Campinas; e, na terça (18), nove que se encontravam em uma clínica de Paulínia.

Segundo a Prefeitura, os internos estão instalados na ala “A” do Centro de Geriatria. A “B”, onde fica o quarto que teve o princípio de incêndio, está isolada à espera dos reparos da Secretaria Municipal de Obras, que deu prazo de até 90 dias, após a inspeção, para a realização do serviço.

Os 11 idosos que estão em uma clínica de Hortolândia voltarão ao Lar dos Velhinos quando a ala “B” estiver liberada. “Os idosos que permanecem em Hortolândia têm mais autonomia e mobilidade e estão sob supervisão direta e constante da Secretaria de Saúde”, garantiu em nota a Prefeitura.

Acompanhamento

A Prefeitura destacou que os idosos fizeram avaliação médica antes de serem removidos para as clínicas particulares e também para retornarem ao Centro Geriátrico. Internos e profissionais que estavam em serviço na noite do incêndio, no último dia 8, passam por acompanhamento psiquiátrico e psicológico.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.