Ir para conteúdo

[Adeus]
Rubens Ewald Filho morre em São Paulo aos 74 anos

Jornalista, crítico de cinema e ex-secretário de Cultura de Paulínia estava internado desde o último dia 23 após desmaio e queda em escada rolante

20 jun 2019 – 1h02
Rubens Ewald Filho nomeado secretário de Cultura de Paulínia pelo prefeito cassado Dixon Carvalho (Foto: Divulgação)

Ojornalista, crítico de cinema e ex-secretário de Cultura de Paulínia, Rubens Ewald Filho, morreu nesta quarta-feira (19) em São Paulo aos 74 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano, em Higienópolis, em São Paulo, desde o dia 23 de maio, quando desmaiou e caiu de escada rolante.

Considerado um dos maiores especialistas em cinema, Ewald Filho esteve diretamente ligado a trabalhos envolvendo Paulínia. Em 2008, foi consultor do projeto “Paulínia Magia do Cinema”, na gestão de Edson Moura (MDB), e dirigiu o festival de cinema da cidade até a sua última edição, em 2014 – já na administração de Edson Moura Junior (MDB).

Em 2017, foi nomeado secretário de Cultura de Paulínia no primeiro dia do governo do prefeito cassado Dixon Carvalho (PP). A ordem era reativar o festival. Deu expediente nos dois dias seguintes e se ausentou da cidade por cerca de 20 dias devido a compromissos pessoais. No dia 21 de março daquele ano, pediu exoneração por “questões de âmbito pessoal”.

Após sofrer o desmaio seguido de queda, Ewald Filho passou por tratamento cardiológico e das fraturas decorrentes do acidente, mas não resistiu. O velório será realizado nesta quinta (20), na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, em São Paulo), das 7h às 15h. O enterro será às 16h, no Cemitério dos Protestantes (Rua Sergipe, 177 – Consolação, na Capital paulista).

Nascido em Santos, Ewald Filho contava ter assistido mais de 37 mil filmes. Iniciou a carreira no jornal “A Tribuna”, de Santos, em 1967. Em mais de 50 anos de profissão, passou por alguns dos maiores veículos de comunicação e emissoras de TV no País; escreveu livros, novelas, roteiros; participou e comentou filmes; e trabalhou em transmissões das maiores premiações, incluindo o Oscar.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.