[Saúde]
Paulínia vive epidemia de dengue com 578 casos neste ano
Aumento da incidência da doença na cidade em comparação com os últimos dois anos já passa de 2.400%; Prefeitura faz mutirão nesta terça
21 maio 2019 – 5h30

Paulínia vive uma epidemia de dengue neste ano, segundo admitiu a própria Prefeitura, na tarde desta segunda-feira (20). A cidade já confirmou 578 casos da doença até o último dia 17. Em balanço divulgado no dia 14 de dezembro passado, em 2018, foram 18; e, em 2017, 24. O aumento em relação aos últimos dois anos já passa de 2.400%.
Pelos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma doença pode ser considerada epidemia se atingir mais de 300 pessoas a cada 100 mil habitantes.
Pelo mais recente balanço da Prefeitura, Paulínia já registrou neste ano 1.624 notificações de dengue. Dessas, 578 foram confirmadas – sendo 466 autócnes (contraídas no próprio município) e 112 importadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há registro de mortes pela doença na cidade. Em 2018 e 2017 também não houve óbitos.
Os bairros Morro Alto e Bom Retiro são as regiões com maiores índices de infestação de dengue neste ano em Paulínia, conforme dados do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde.
Com a epidemia, a Secretaria Estadual de Saúde orienta que os novos casos identificados como suspeitos de dengue após avaliação médica (análise clínico epidemiológica) sejam automaticamente confirmados, sem a necessidade de realização dos exames NS1 e de sorologia de dengue. Esses exames apenas serão feitos nos casos de suspeita de dengue grave.
Mutirão
A Prefeitura de Paulínia inicia, nesta terça-feira (21), um mutirão de limpeza nos bairros Vila Nunes, Ouro Negro, Morro Alto, Planalto, Parque das Árvores e Jequitibá 1 e 2, onde a incidência de casos de dengue está alta.
A ação envolve o Consórcio Paulínia Sempre Limpa, responsável pela limpeza pública da cidade, e o Controle de Vetor, da Vigilância Epidemiológica, de combate à dengue. O objetivo é limpar os bairros, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Equipe
Cerca de 80 profissionais do Consórcio Paulínia Sempre Limpa e 20 equipamentos de maquinário estão envolvidos no mutirão, para roçagem, limpeza de ruas e de caçambas instaladas nos bairro alvos da ação durante toda a semana.
Outros três mutirões já foram realizados no São José, Bom Retiro e na região Cooperlotes/Parque dos Servidores e Flamboyant. A Prefeitura orienta a população a descartar os resíduos corretamente e colocar o lixo nas ruas nos dias de coleta, o que evita que animais rasguem os sacos ou que os resíduos sejam levados pela água em dias de chuva.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias