Ir para conteúdo

[Saúde]
Paulínia vive epidemia de dengue com 578 casos neste ano

Aumento da incidência da doença na cidade em comparação com os últimos dois anos já passa de 2.400%; Prefeitura faz mutirão nesta terça

21 maio 2019 – 5h30
Mosquito Aedes aegypti tem atacado mais na regiões dos bairros Morro Alto e Bom Retiro (Foto: Divulgação)

Paulínia vive uma epidemia de dengue neste ano, segundo admitiu a própria Prefeitura, na tarde desta segunda-feira (20). A cidade já confirmou 578 casos da doença até o último dia 17. Em balanço divulgado no dia 14 de dezembro passado, em 2018, foram 18; e, em 2017, 24. O aumento em relação aos últimos dois anos já passa de 2.400%.

Pelos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma doença pode ser considerada epidemia se atingir mais de 300 pessoas a cada 100 mil habitantes.

Pelo mais recente balanço da Prefeitura, Paulínia já registrou neste ano 1.624 notificações de dengue. Dessas, 578 foram confirmadas – sendo 466 autócnes (contraídas no próprio município) e 112 importadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há registro de mortes pela doença na cidade. Em 2018 e 2017 também não houve óbitos.

Os bairros Morro Alto e Bom Retiro são as regiões com maiores índices de infestação de dengue neste ano em Paulínia, conforme dados do Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde.

Com a epidemia, a Secretaria Estadual de Saúde orienta que os novos casos identificados como suspeitos de dengue após avaliação médica (análise clínico epidemiológica) sejam automaticamente confirmados, sem a necessidade de realização dos exames NS1 e de sorologia de dengue. Esses exames apenas serão feitos nos casos de suspeita de dengue grave.

Mutirão

A Prefeitura de Paulínia inicia, nesta terça-feira (21), um mutirão de limpeza nos bairros Vila Nunes, Ouro Negro, Morro Alto, Planalto, Parque das Árvores e Jequitibá 1 e 2, onde a incidência de casos de dengue está alta.

A ação envolve o Consórcio Paulínia Sempre Limpa, responsável pela limpeza pública da cidade, e o Controle de Vetor, da Vigilância Epidemiológica, de combate à dengue. O objetivo é limpar os bairros, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Equipe

Cerca de 80 profissionais do Consórcio Paulínia Sempre Limpa e 20 equipamentos de maquinário estão envolvidos no mutirão, para roçagem, limpeza de ruas e de caçambas instaladas nos bairro alvos da ação durante toda a semana.

Outros três mutirões já foram realizados no São José, Bom Retiro e na região Cooperlotes/Parque dos Servidores e Flamboyant. A Prefeitura orienta a população a descartar os resíduos corretamente e colocar o lixo nas ruas nos dias de coleta, o que evita que animais rasguem os sacos ou que os resíduos sejam levados pela água em dias de chuva.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.