Ir para conteúdo

[Eleições]
Paulínia tem o segundo ‘plantão da biometria’ neste sábado

Atendimento irá ocorrer entre as 8h e 14h no Paulínia Shopping; TRE-SP informa que o eleitor deve previamente fazer agendamento

10 maio 2019 – 20h22

Justiça Eleitoral afirma que processo de coleta das digitais do eleitor é rápido (Foto: Divulgação)

Paulínia realiza neste sábado (11) o segundo “plantão da biometria”. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), o eleitor interessado ainda encontra vaga para agendamento pela internet. O atendimento será das 8h às 14h no Paulínia Shopping (Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1.551, no Jardim Nossa Senhora Aparecida). Quem não tem acesso à internet deve ir pessoalmente ao local e escolher dia e horário.

O cadastro é obrigatório em Paulínia. Quem não passar pela biometria terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições municipais de 2020, pegar empréstimos em bancos públicos, tirar passaporte, prestar concurso público ou mesmo renovar ou fazer matrícula em instituições públicas. O eleitor deve ir no Paulínia Shopping porque o Cartório Eleitoral da Avenida 9 de Julho, na região central, realiza agora apenas trabalhos administrativos.

Paulínia tem, de acordo com o último balanço divulgado pela Justiça Eleitoral, 75.110 eleitores registrados. Deste público-alvo, 28.055, ou 37,35%, passaram pela biomentria. Nas vésperas do primeiro “plantão da biometria”, realizado no último dia 13 de abril, a cidade havia cadastrado 34,8% do eleitorado, segundo estatísticas da época do TRE-SP.

Nos 478 municípios paulistas onde a biometria atualmente é obrigatória a situação também não é muito animadora. Dos 11,8 milhões de eleitores, apenas 5,4 milhões (46,3%) atenderam a convocação da Justiça Eleitoral e realizaram o registro das digitais para as próximas eleições.

O procedimento é simples e rápido, garantiu o TRE-SP, incluindo a coleta das impressões digitais, a assinatura digitalizada e a atualização dos dados cadastrais. A finalidade da biometria é reforçar a segurança na identificação do eleitor na hora de votar, uma vez que as digitais de cada indivíduo são únicas.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Eleitor por meio do telefone 148. Entretanto, o TRE-SP deixa claro que esse número não pode ser usado para agendamento da biometria.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.