Anúncios
Ir para conteúdo

[Inclusivo]
Instituto SER apresenta ‘Quasímodo’ no Theatro Municipal

Espetáculo baseado na obra de Victor Hugo ocorre neste sábado; 40 alunos com Transtorno do Espectro Autista participam de musical

25 abr 2019 – 5h30
Elenco de ‘Quasimodo – o Corcunda’ participa de ensaio geral (Foto: Divulgação)

Oespetáculo artístico inclusivo “Quasímodo – o Corcunda” será apresentado neste sábado (27), às 20h30, no Theatro Municipal de Paulínia “Paulo Gracindo”.  O musical tem no elenco 40 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Instituto SER; bailarinos, dançarinos, atores profissionais; além de pessoas da sociedade ligadas à causa.

Desde 2005, o Instituto SER – clínica escola de Campinas especializada no atendimento de pessoas com TEA e com 30 anos de trajetória –, realiza grandes espetáculos artísticos inclusivos a partir de importantes obras. Neste ano o tema escolhido “Quasímodo – o Corcunda” é baseado na obra de Victor Hugo.

Bailarinos, dançarinos e atores profissionais dividem o palco com alunos (Foto: Divulgação)

“O personagem principal representa não só um ser com uma diferença corporal, mas também um homem que carrega todos os conceitos e preconceitos em uma sociedade cuja aparência é fundamental”, explica Cláudia Dubard, diretora do Instituto SER, sobre a escolha do tema deste ano.

Os educandos com TEA participam de todo o processo do espetáculo desde a pintura do cenário, passando pela montagem do palco, figurinos até a apresentação. Para Alexandre Castelli, responsável pelas artes cênicas do Instituto SER e diretor do espetáculo, a arte é um elemento fundamental para desenvolver atividades que configurem um estímulo para a inserção social e desenvolvimento da comunicação e linguagem corporal.

Alunos se apresentam e também cuidam do cenário, montagem do palco e figurino (Foto: Divulgação)

Castelli, que está à frente deste trabalho há 10 anos, revela que a produção vai surpreender os espectadores. “Estamos trabalhando em uma superprodução que vai contar com música ao vivo no palco, profissionais renomados trabalhando os figurinos e adereços com riqueza de detalhes, além de uma grande estrutura cenográfica, contanto inclusive com efeitos suspensos”, adianta.

Os ingressos já estão à venda na sede do Instituto e também nos pontos de venda. A entrada inteira custa R$ 80. Moradores de Paulínia pagam meia (R$ 40). O Theatro Municipal de Paulínia “Paulo Gracindo” fica localizado na Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1.551, no Parque Brasil 500.

Pontos de vendas
  • Instituto SER (Rua Arnaldo Barreto, 681, bairro São Bernardo, em Campinas. Telefone 19 3272-2520);
  • PAM CrossFit Paulínia;
  • Livraria Leitura Campinas Shopping;
  • Livraria Leitura Parque D. Pedro; e
  • Site: alphatickets.com.br.
Instituto SER utiliza a arte como expressão e manifestação das competências (Foto: Divulgação)
O que faz

O Instituto SER trata e desenvolve de forma integral crianças, adolescentes e adultos em seus aspectos cognitivo, afetivo, social e psicomotor, utilizando a transdisciplina, entre outras metodologias atualizadas. Esse tratamento é oferecido desde a estimulação precoce, para crianças entre 2 a 4 anos de idade, nas áreas psicomotora, fala e linguagem.

No campo educacional, todo o conteúdo pedagógico segue os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Dentro da proposta transdisciplinar, o Instituto SER utiliza a arte como expressão e manifestação das competências viabilizando a educação social e a mudança cultural. Trabalha-se nos espetáculos artísticos ampliando as possibilidades de sentido e significado do fazer em comunidade e para a sociedade.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.