Ir para conteúdo

[Trânsito]
Nova ponte da Rhodia será entregue com dois meses de atraso

Prefeitura anunciou nesta terça-feira que ligação entre Paulínia e o distrito de Barão Geraldo será liberada à população em agosto

24 abr 2019 – 5h30
Trabalhadores executam obras de construção da nova ponte da Rhodia (Foto: Divulgação)

Anova ponte da Rhodia, que é construída sobre o Ribeirão Anhumas, no limite entre Paulínia e Campinas, deverá ficar pronta com dois meses de atraso. A previsão é da própria Prefeitura de Paulínia, responsável pela obra, que acredita que ela será entregue à população dentro de quatro meses, em agosto deste ano.

A ligação entre Paulínia e o distrito de Barão Geraldo pela ponte da Rhodia está bloqueada desde novembro de 2014. A interdição ocorreu por motivos estruturais. À época, o dispositivo que unia a Avenida Roberto Moreira à Estrada da Rhodia registrava Volume Diário Médio (VDM) de aproximadamente 4 mil automóveis. A região prejudicada possui empresas, chácaras e residências.

O prefeito cassado Dixon Carvalho (PP) acompanhou a demolição da antiga ponte (Foto: Divulgação)

A obra de demolição da antiga ponte para o início da construção da nova começou no dia 9 de outubro de 2018, ainda na gestão do prefeito cassado Dixon Carvalho (PP). A partir daquele dia, o prazo contratual para conclusão das obras era de oito meses, ou junho de 2019. Os prefeitos interinos Du Cazellato (PSDB) e, agora, Loira (DC) mantiveram a construção da ponte.

Entretanto as sucessivas trocas de governos também prejudicaram o ritmo das obras da nova ponte da Rhodia. Loira chegou a acusar seu antecessor de atrasar pagamentos. Du Cazellato desmentiu o democrata cristão. O que já está confirmado é que o prazo contratual de oito meses para ficar pronta não será mais cumprido pela a empreiteira, a Etama Construtura – apesar das promessas de Dixon, Du Cazellato e Loira de acelerarem a construção.

O então prefeito interino Du Cazellato (PSDB) também visitou a construção da ponte (Foto: Divulgação)

Apesar do atraso, para Prefeitura de Paulínia, a construção da nova ponte da Rhodia está em ritmo acelerado. Desde o final de janeiro deste ano, quando Loira sentou interinamente na principal cadeira do Paço Municipal “Cidade Feliz”, ela contabiliza a realização de serviços, como o encontro das margens entre Paulínia e Campinas, as escadas hidráulica com canaletas, os pré-moldados, início da movimentação da terra para a pavimentação e drenagem.

Ainda segue em fase de construção, segundo a Prefeitura, o içamento dos pré-moldados e colocação nas bases de concreto, concretagem final, obras de pavimentação e sinalização. “A previsão é que em até quatro meses a ponte seja inaugurada, de acordo com o engenheiro responsável pela obra, Eugênio Miranda, da Etama Construtura”, anunciou nesta terça-feira (23)”.

O atual prefeito provisório Loira (DC) também prometeu acelerar a entrega da ponte (Foto: Divulgação)

A nova ponte terá cerca de 60 metros de comprimento, 17 metros de largura, duas faixas, uma ciclovia, um passeio. O investimento é de 5,9 milhões por parte da Prefeitura de Paulínia.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Advertisement

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.