Ir para conteúdo

[Trânsito]
Nova ponte da Rhodia será entregue com dois meses de atraso

Prefeitura anunciou nesta terça-feira que ligação entre Paulínia e o distrito de Barão Geraldo será liberada à população em agosto

24 abr 2019 – 5h30
Trabalhadores executam obras de construção da nova ponte da Rhodia (Foto: Divulgação)

Anova ponte da Rhodia, que é construída sobre o Ribeirão Anhumas, no limite entre Paulínia e Campinas, deverá ficar pronta com dois meses de atraso. A previsão é da própria Prefeitura de Paulínia, responsável pela obra, que acredita que ela será entregue à população dentro de quatro meses, em agosto deste ano.

A ligação entre Paulínia e o distrito de Barão Geraldo pela ponte da Rhodia está bloqueada desde novembro de 2014. A interdição ocorreu por motivos estruturais. À época, o dispositivo que unia a Avenida Roberto Moreira à Estrada da Rhodia registrava Volume Diário Médio (VDM) de aproximadamente 4 mil automóveis. A região prejudicada possui empresas, chácaras e residências.

O prefeito cassado Dixon Carvalho (PP) acompanhou a demolição da antiga ponte (Foto: Divulgação)

A obra de demolição da antiga ponte para o início da construção da nova começou no dia 9 de outubro de 2018, ainda na gestão do prefeito cassado Dixon Carvalho (PP). A partir daquele dia, o prazo contratual para conclusão das obras era de oito meses, ou junho de 2019. Os prefeitos interinos Du Cazellato (PSDB) e, agora, Loira (DC) mantiveram a construção da ponte.

Entretanto as sucessivas trocas de governos também prejudicaram o ritmo das obras da nova ponte da Rhodia. Loira chegou a acusar seu antecessor de atrasar pagamentos. Du Cazellato desmentiu o democrata cristão. O que já está confirmado é que o prazo contratual de oito meses para ficar pronta não será mais cumprido pela a empreiteira, a Etama Construtura – apesar das promessas de Dixon, Du Cazellato e Loira de acelerarem a construção.

O então prefeito interino Du Cazellato (PSDB) também visitou a construção da ponte (Foto: Divulgação)

Apesar do atraso, para Prefeitura de Paulínia, a construção da nova ponte da Rhodia está em ritmo acelerado. Desde o final de janeiro deste ano, quando Loira sentou interinamente na principal cadeira do Paço Municipal “Cidade Feliz”, ela contabiliza a realização de serviços, como o encontro das margens entre Paulínia e Campinas, as escadas hidráulica com canaletas, os pré-moldados, início da movimentação da terra para a pavimentação e drenagem.

Ainda segue em fase de construção, segundo a Prefeitura, o içamento dos pré-moldados e colocação nas bases de concreto, concretagem final, obras de pavimentação e sinalização. “A previsão é que em até quatro meses a ponte seja inaugurada, de acordo com o engenheiro responsável pela obra, Eugênio Miranda, da Etama Construtura”, anunciou nesta terça-feira (23)”.

O atual prefeito provisório Loira (DC) também prometeu acelerar a entrega da ponte (Foto: Divulgação)

A nova ponte terá cerca de 60 metros de comprimento, 17 metros de largura, duas faixas, uma ciclovia, um passeio. O investimento é de 5,9 milhões por parte da Prefeitura de Paulínia.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.