[Política]
Vereadores pedem abertura de CP e cassação de prefeito interino
Loira é acusado de omissão ou negligência com a área da Saúde em Paulínia; documento deve ser votado na sessão desta terça
23 abr 2019 – 00h23

Cinco vereadores de Paulínia entraram nesta segunda-feira (22) com pedido de abertura de Comissão Processante (CP) e cassação do mandato do prefeito interino Loira (DC) em razão da crise vivida pelo Município na área de Saúde. O documento deve ser votado na sessão ordinária desta terça-feira (23), a partir das 18h30. Se aprovado, a conclusão do processo deve durar ao menos 90 dias.
O pedido de CP foi assinado pelos vereadores Danilo Barros (PR), Edilsinho Rodrigues (PSDB), Du Cazellato (PSDB), Fábia Ramalho (PMN) e Fábio Valadão (PRTB). Os cinco parlamentares acusam Loira de cometer infração política-administrativa ao se “omitir ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do município sujeito à administração da Prefeitura”.
O documento também é uma resposta ao ofício da 2ª Promotoria de Justiça de Paulínia, do último dia 12 (veja abaixo), que deu prazo de cinco dias para o Poder Legislativo esclarecer quais providências tomava para apuração das “denúncias de que o prefeito interino está negligenciando os cuidados que deveria dispensar à área de Saúde, especialmente, ao Hospital Municipal, dentre outras denúncias relatando que a saúde local está em situação de caos”.
A crise na área de Saúde de Paulínia já é antiga, herança de diversas administrações passadas. Mas no governo interino de Loira atingiu seu ápice quando o então secretário municipal de Administração, Washington Carlos Ribeiro Soares, pediu exoneração do cargo e divulgou nota explicativa
Loira informou que assumiu a Prefeitura há menos de 100 dias e desde então não está poupando esforços para melhorar áreas importantes da cidade, como a Saúde. “Respeito o direito da Câmara em querer fazer o seu papel investigativo e as portas da Prefeitura estão sempre abertas”, destacou em nota (leia a manifestação completa do prefeito interino abaixo). “Meu governo preza pela transparência e eficiência”.
Nota da prefeito interino Loira
“O prefeito Antônio Miguel Ferrari, o Loira, assumiu a prefeitura há menos de 100 dias e desde então não está poupando esforços para melhorar áreas importantes da cidade, como a saúde. Na última semana duas novas UBSs foram entregues, o secretário de saúde vem apresentando prestação de contas à Câmara constantemente. Estamos em andamento com processos de licitação para compra de medicamentos e insumos. O governo sabe que muita coisa ainda precisa ser feito. “Respeito o direito da Câmara em querer fazer o seu papel investigativo e as portas da prefeitura estão sempre abertas. Meu governo preza pela transparência e eficiência. Assim que tomar conhecimento de todo processo, estarei à disposição, como sempre estive, para contribuir com o desenvolvimento da cidade”, conclui Loira.”
Ofício da 2ª Promotoria de Justiça de Paulínia
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias