Ir para conteúdo

[Educação]
Oficina de fotografia revela a cidade sob o olhar de jovens de escola pública

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual ‘Professor Padre José Narciso Vieira Ehrenberg’, no bairro João Aranha, são o público-alvo da iniciativa

22 abr 2019 – 5h30
Muro com a exposição da oficina realizada com alunos da cidade de Piracicaba (Foto: Divulgação)

Apartir desta segunda-feira (22) alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Professor Padre José Narciso Vieira Ehrenberg”, no bairro João Aranha, em Paulínia, participam do projeto “Panorâmica”, uma ação sociocultural que promove a realização de oficinas de fotografia para jovens de escolas públicas.

Os alunos terão a oportunidade de aprender técnicas utilizadas na produção de imagens, ao mesmo tempo em que refletem sobre temas relacionados à vida na comunidade, como questões sociais, culturais, meio ambiente e sustentabilidade.

A iniciativa irá resultar em uma exposição utilizando a popular técnica do “lambe-lambe” nos muros da escola. O objetivo é revelar a cidade sob a perspectiva dos jovens para o grande público, criando, desta forma, uma oportunidade de sinergia entre toda a comunidade, integrando escola e sociedade em torno de temas que dizem respeito a todos os cidadãos.

Com duração de quatro semanas, as oficinas, que serão oferecidas para 30 alunos divididos em duas turmas, preveem a transmissão de conhecimentos técnicos relacionados à fotografia, como enquadramento, fotometria e uso de diferentes tipos de lentes, além de atividades práticas, como saídas a campo, onde os alunos poderão mapear o bairro e debater assuntos como urbanismo, a importância de áreas verdes, espaços de lazer etc.

Completando a programação, um fotógrafo profissional será convidado a realizar uma palestra para compartilhar sua história e seu trabalho com todos os alunos e professores da escola, mesmo que não estejam inscritos na oficina. O conteúdo da palestra será disponibilizado no site do projeto com leitura em Libras.

“Atualmente, a fotografia integra o cotidiano de qualquer jovem. Assim, a proposta das oficinas é despertar a consciência de que a imagem é uma forma de comunicação poderosa, indo muito além das selfies. Ao mobilizar a juventude em um processo de reconhecimento e valorização da cultura local, o projeto contribui para o desenvolvimento da autoestima do cidadão e da sua comunidade, atuando também numa perspectiva de transformação social”, afirma Thais Bellani, da Brahmi Cultural. “A iniciativa conta ainda com um site para a divulgação de suas atividades e exibição das fotografias produzidas pelos participantes, possibilitando que a experiência seja levada para o grande público e, ainda, possa favorecer o intercâmbio com os alunos de Piracicaba, onde fica a escola pública que recebeu a oficina no ano passado.

O projeto Panorâmica, viabilizado por meio da lei federal de incentivo à cultura, é uma realização do Ministério da Cultura e Brahmi Cultural, com patrocínio da Syngenta e produção da Frida Produções Culturais. As oficinas serão conduzidas pelo Coletivo Enoá.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.