Ir para conteúdo

[É o bicho]
Jacaré de grande porte é filmado às margens da lagoa do João Aranha

Cabeleireira de 43 anos fez imagens do animal quando passeava com o filho de 8 anos na Praça Waldemar Perissinoto, em Paulínia

18 abr 2019 – 17h47
Jacaré às margens da lagoa do bairro João Aranha (Fotos e vídeo: Ângela Leite dos Santos/Divulgação)

Um jacaré de grande porte foi fotografado e filmado na manhã desta quinta-feira (18), às margens da lagoa do bairro João Aranha, que fica na Praça Waldemar Perissinoto, em Paulínia. As imagens foram feitas pela cabeleireira Ângela Leite dos Santos, de 43 anos, no momento em que passeava com o filho de 8 anos pela área de lazer.

“Fiquei preocupada porque ele é grande e não tem proteção em volta da lagoa”, disse Ângela. “Tinha um menino de 3 anos bem perto do local.” A cabeleireira ainda lembrou que na Praça Waldemar Perissinoto também funciona a Creche Municipal “Antonia Joana Barsi Ferrari”. “E se pega uma criança?”, questionou. “Havia mais deles nadando lá.”

Ângela lembra que na lagoa do João Aranha sempre aparecem jacarés. Foram soltos por lá por antigos moradores do bairro. “Tem bastante, mas nunca vi um desse tamanho”, garantiu. A cabeleireira também afirmou que nunca vi placas alertando a população sobre a presença desses animais na área de lazer do bairro.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que avisaria ainda nesta quinta a Secretaria Municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema), Defesa Civil e Secretaria Municipal de Segurança. “A Defesa Civil vai acionar o Corpo de Bombeiros e o jacaré será capturado porque um animal selvagem desse porte não pode ficar na lagoa do João Aranha.” Às 16h53, informou que a Defesa Civil estava indo à lagoa.

Vista parcial da lagoa do João Aranha, na Praça Waldemar Perissinoto, em Paulínia

Esta não é a primeira vez que a Prefeitura captura jacarés na lagoa do João Aranha. No dia 14 de setembro de 2017, um mês depois de um jacaré atacar um cachorro na lagoa do João Aranha, uma equipe comandada pela Seddema começou a retirar animais de lá. Eles deveriam ser transferidos para o Parque Ecológico “Armando Müller”, fechado ao público desde maio de 2014 para reformas.

Mas a Prefeitura nunca esclareceu de fato quantos jacarés foram capturados naquela ocasião e levados para o Parque Ecológico. À época a remoção desses bichos era considerado o primeiro passo para limpar e recuperar aquela área de lazer. Desta vez, o jacaré poderá ser solto no Mini Pantanal de Paulínia. No início desse mês, o jacaré capturado perto do Assaí Atacadista, pelas ruas do Jardim América, foi levado para essa área do Parque da Represa.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.