Anúncios
Ir para conteúdo

[Abra o olho]
Cartórios eleitorais fazem ‘plantão da biometria’ neste sábado

Atendimento irá ocorrer das 8h às 13h; em Paulínia, 65,2% do eleitorado ainda não tem dados biométricos cadastrados

12 abr 2019 – 21h30
Servidora de Cartório Eleitoral faz a coleta de dados biométricos de eleitor (Foto: Agência Brasil)

Quem ainda não coletou seus dados biométricos terá uma grande oportunidade neste sábado (13). Nessa data, a Justiça Eleitoral vai promover o “plantão da biometria” em todos os cartórios e postos eleitorais do Estado de São Paulo, com atendimento entre as 8h e as 13h.

Paulínia está entre as cidades que adotarão a biometria nas eleições municipais de 2020. A cidade conta com 74.857 pessoas aptas a votar, das quais 48.765, o equivalente a 65,2%, ainda não têm dados biométricos cadastrados. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é de que a identificação de todo eleitor brasileiro seja digital já a partir de 2022.

Normalmente, o atendimento ao eleitor é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O “plantão da biometria” tem como público-alvo o cidadão que trabalha ou estuda no horário regular de expediente dos cartórios eleitorais. Para ser atendido, é preciso fazer agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Caso o eleitor não tenha acesso à internet, a opção é ir pessoalmente até o cartório eleitoral para fazer o agendamento. Sem o título, o cidadão não poderá votar, pedir passaporte, se inscrever em concursos públicos, pedir empréstimo em banco público ou renovar e fazer matrícula em instituições públicas de ensino.

Os eleitores de 478 municípios estão convocados a fazer a biometria obrigatória em 2019, sob pena de cancelamento do título. Dos 11,7 milhões de moradores dessas localidades, apenas 4,6 milhões realizaram o cadastro, o equivalente a 42,15%. O índice é preocupante, considerando-se ainda o baixo comparecimento médio nos primeiros meses. Desde 4 de fevereiro, a média mensal tem sido de 250 mil, metade do esperado pelo TRE-SP.

As pessoas que residem nesses municípios têm de fazer a biometria no prazo definido, em datas que variam entre agosto e dezembro deste ano. O TRE-SP recomenda que ninguém deixe para os últimos dias, quando poderá haver filas e lentidão no procedimento.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.