Anúncios
Ir para conteúdo

[Petrobras]
Replan conclui manutenção e nível de fogo em tochas diminui

Chamas altas, aumento na emissão de fumaça e barulho deixaram a população de Paulínia e região em alerta durante mais de uma semana

11 abr 2019 – 23h49
Tochas da refinaria de petróleo da Petrobras em Paulínia com as chamas altas (Foto: Reprodução)

APetrobras informou na noite desta quinta-feira (11) que concluiu a manutenção não programada em uma das unidades da Replan. A parada fez com que o sistema de alívio de gases fosse acionado, aumentando o nível do fogo, de fumaça e barulho nas três tochas da maior refinaria do Brasil, assustando moradores de Paulínia e até da região durante mais de uma semana.

“Conforme compromisso que havíamos firmado, de mantê-los informados sobre situações relevantes do nosso processo, informamos que concluímos a manutenção no equipamento, com isso restauramos as condições de chamas baixas nas tochas”, esclareceu a Petrobras por meio de nota enviada à Prefeitura de Paulínia por volta das 19h.

Durante a manhã de quarta-feira (10), integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Segurança e Secretaria Municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) se reuniram com representantes da Petrobras atrás de esclarecimentos sobre o nível alto das chamas nas tochas da Replan.

Representantes da refinaria explicaram que o aumento do tamanho do fogo nas tochas é resultante da manutenção que era até então realizada em equipamentos de produção. O gás queimado nas tochas é o GLP, mais conhecido como gás de cozinha. Segundo a Replan, as “tochas” são equipamentos de segurança que servem para fazer a queima de forma segura e utilizadas durante as manutenções.

A Petrobras esclareceu que não havia risco à população e que tinha notificado os órgãos fiscalizadores. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) confirmou que foi avisada da manutenção no último dia 4 e informou que monitorava a situação na Replan. Fiscais da Cetesb foram até a refinaria e não verificaram problemas ou emissão de poluentes de risco à população.

Quem quiser obter mais informações junto à Replan deve ligar para o telefone 0800 728-9001.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.