Anúncios
Ir para conteúdo

[Defesa Civil]
Paulínia recebe oficina preparatória da Operação Estiagem

Evento ocorre nesta quinta-feira, no Theatro Municipal ‘Paulo Gracindo’, às 8h; 55 cidades participam de treinamento

4 abr 2019 – 5h30
Agente da Defesa Civil apaga incêndio em vegetação em área de Paulínia (Foto: Divulgação)

Aprimeira Oficina Preparatória para Operação Estiagem de 2019, organizada pela Secretaria Estadual de Defesa Civil, acontece nesta quinta-feira (4), a partir das 8h, no Theatro Municipal de Paulínia “Paulo Gracindo”. Representantes de 55 cidades da região Administrativa de Campinas vão participar do evento, que inclui palestras e aulas práticas sobre como apagar incêndios em vegetações.

Durante o treinamento, a Defesa Civil Estadual abordará temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres. Os participantes irão aprender a utilizarem as ferramentas existentes, como legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, critérios do Programa Município Verde Azul.

Os palestrantes apresentarão cenários de áreas de risco a fim de facilitar a identificação e monitoramento de áreas de escorregamento e inundação, bem como ferramentas de monitoramento de queimadas e previsões meteorológicas. A aula prática com o incêndio simulado será supervisionada pelo Corpo de Bombeiros.

Os participantes também vão receber kits estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal. O teatro fica na Avenida Prefeito José Lozano de Araújo, 1.551, no Parque Brasil 500.

Entre os meses de abril e maio, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realiza as Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem em todo o Estado de São Paulo, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Geológico (IG), Somar Meteorologia, Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Polícia Ambiental.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.