Anúncios
Ir para conteúdo

[Investigação]
Replan é responsável por cheiro forte de gás desde o início do mês, diz Cetesb

Maior refinaria de petróleo da Petrobras no Brasil foi multada em R$ 198.975,00 pela emissão de substâncias poluentes em Paulínia

19 mar 2019 – 18h54
Vista aérea parcial da Replan, maior refinaria da Petrobras no Brasil (Foto: Divulgação)

A Replan é a responsável pelo cheiro forte de gás sentido desde o início desde mês pela população de Paulínia. A revelação foi feita pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que nesta terça-feira (19) multou em R$ 198.975,00 a maior refinaria de petróleo da Petrobras no Brasil pela emissão de substâncias poluentes na atmosfera.

A Cetesb esclareceu que o forte cheiro perceptível em diversos bairros residenciais de Paulínia, como Monte Alegre, João Aranha, Vida Nova, Santa Cecília, e região central, teve como origem a Unidade de Tratamento de Despejos Industriais da Replan. A nota do órgão fiscalizador do meio ambiente não revelou, porém, se o problema foi sanado nem quais são as consequências para a saúde da população.

A Petrobras foi procurada no início da noite para esclarecer se o problema já havia sido resolvido na Replan, o que a refinaria faria para solucionar o cheiro forte de gás em Paulínia, quais as consequências dessa poluição para a saúde dos moradores de Paulínia e por que, desde quando começou o intenso odor, não conseguiu identificar o problema em sua planta. Às 19h16, confirmou o recebimento da notificação da Cetesb no final da tarde e se limitou a informar que “está analisando o teor do documento”.

No último dia 8, procurada pela reportagem, a Petrobras garantiu, por meio de nota oficial, que não havia “qualquer anormalidade referente aos processos operacionais na Refinaria de Paulínia (Replan) que pudesse gerar odor nas comunidades vizinhas da unidade.”

A Cetesb informou que continuará a trabalhar, tanto na fiscalização das fontes de poluição quanto no atendimento às reclamações da população de Paulínia. As queixas devem ser feitas por meio do telefone (19) 3844-0466, das 8h às 17h, em dias úteis; ou do telefone 0800-113560, no período noturno e aos sábados, domingos e feriados.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.