Ir para conteúdo

[Dá tempo]
Cerca de 1,2 mil eleitores de Paulínia correm risco de perder o título

Essas pessoas ficaram três pleitos seguidos sem votar ou justificar suas ausências; situação pode ser regularizada até dia 6 de maio

11 mar 2019 – 5h30
O prédio do Cartório Eleitoral de Paulínia fica na região central da cidade (Foto: Divulgação)

Cerca de 1,2 mil eleitores de Paulínia correm o risco de terem o título cancelado porque ficaram três pleitos consecutivos sem votar ou justificar suas ausências. Mas aquele que ainda quiser continuar com o documento e escolher o futuro político da cidade, do estado e País precisa regularizar sua vida junto ao Cartório Eleitoral do município até o próximo dia 6 de maio.

O total de paulinenses que podem perder o título de eleitor corresponde hoje a 1,7% dos 73.171 eleitores registrados no Cartório Eleitoral de Paulínia. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera nessa totalização de faltas os últimos três pleitos – tanto os regulares como os suplementares. E para o TSE, cada turno conta como uma eleição separada.

Quem não sabe se está quite com a Justiça Eleitoral pode consultar sua situação no site do Tribunal Regional Eleitoral

(TRE-SP) ou ir ao cartório eleitoral mais perto de casa. Para a regularização, basta obter a guia para a quitação de multas, emitida no cartório ou pela internet, na página do TRE-SP, pagar a multa correspondente a cada ausência e comparecer ao cartório eleitoral com o comprovante de pagamento.

Enquanto não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, o cidadão sem o título de eleitor ficará impedido de votar, pedir passaporte, carteira de identidade, se inscrever ou tomar posse em concursos públicos, pedir empréstimo em banco público ou renovar e fazer matrícula em instituições públicas de ensino.

O Cartório Eleitoral de Paulínia fica localizado na Avenida Nove de Julho, 158, no bairro Nova Paulínia, região central da cidade. O horário de atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, a partir das 12h. O número do telefone é (19) 3844-3037. Mais informações também podem ser obtidas por meio do site do TRE-SP: http://www.tre-sp.jus.br.

E-mail

O TSE informou que e-mails falsamente atribuídos ao tribunal estão circulando com orientações sobre o suposto cancelamento do título de eleitor. A mensagem não foi enviada pela Justiça Eleitoral e o conteúdo não é verdadeiro. A Justiça Eleitoral ressalta que não utiliza e-mail para informar eleitores sobre cancelamento de título.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.