Tribunal Regional Eleitoral manda Loira assumir a Prefeitura
Novo prefeito interino promete tomar posse ao meio-dia desta quarta-feira no Paço Municipal; decisão ainda não é definitiva
22 jan 2019 – 23h38

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou na tarde desta terça-feira (22) que Loira (DC) assuma interinamente a Prefeitura de Paulínia até que ocorra eleição suplementar na cidade. O desembargador Fábio Pietro de Souza acatou o pedido de liminar do democrata cristão para que o prefeito provisório Du Cazellato (PSDB) deixe o cargo que assumiu por causa da cassação dos mandados do prefeito Dixon Carvalho (PP) e de seu vice Sandro Caprino (PRB) no final do ano passado por irregularidades nas contas eleitorais de 2016.
A disputa pela cadeira de prefeito provisório de Paulínia começou no último dia 4, quando Loira foi empossado pela Câmara o novo chefe interino do Executivo por ter sido eleito presidente do Legislativo Municipal para o biênio 2019/2020, em dezembro passado, e entender que o tempo de Du Cazellato no cargo acabou justamente no dia 31 de dezembro, assim que encerrou o mandado dele de presidente da Câmara. O tucano resistiu e dias depois a Justiça local negou liminar
O democrata cristão não se contentou, recorreu ao TRE e obteve nesta terça-feira a decisão do desembargador Fábio Pietro de Souza de que os cargos de prefeito e vice-prefeito de Paulínia continuam vagos até a realização de novas eleições: “A Chefia do Poder Executivo, pelo Presidente da Câmara de Vereadores, tem caráter transitório e impessoal. Eleito novo Presidente da Câmara Municipal, altera-se o responsável pelo Governo local”, sentenciou. Essa decisão ainda não é definitiva e cabe recurso por parte de Du Cazellato.
À noite, a assessoria de Loira informou que ele irá nesta quarta (23) ao Paço Municipal assumir o Gabinete do Prefeito ao meio-dia. Mas não revelou se haverá transmissão amigável do cargo. Ressaltou que entre as suas prioridades estão melhorar os serviços da saúde, segurança, educação e mobilidade urbana. “Paulínia precisa de paz e tranquilidade para voltar a crescer. Assumo o cargo de prefeito interino para cumprir a lei e, principalmente, para trabalhar em prol de todos os moradores de nossa cidade”, garantiu.
Du Cazellato foi procurado, mas não respondeu à reportagem até o fechamento desta edição. Nas duas tentativas anteriores de Loira de assumir a cadeira de prefeito interino de Paulínia, o tucano o impediu com o uso da Guarda Civil, inclusive, barrando sua entrada ao prédio central que dá acesso ao Gabinete do Prefeito.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias