Anúncios
Ir para conteúdo

PUC-Campinas oferece 11 oficinas gratuitas para deficientes

Objetivo do programa da universidade é preparar os interessados para disputarem vagas mais complexas no mercado de trabalho

21 jan 2019 – 5h30
Cadeirantes durante suas atividades dentro de projeto da PUC-Campinas (Foto: Divulgação)

A PUC-Campinas está com inscrições abertas e gratuitas para 11 modalidades de oficinas voltadas à preparação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho. O projeto é do Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da universidade.

Os cursos visam explorar as habilidades e competências dos alunos, além de encorajá-los para disputar vagas mais complexas no mercado de trabalho. “Em geral, percebe-se que os cargos destinados a pessoas com deficiência exigem pouca qualificação e oferecem baixos salários”, destacou a PUC-Campinas.

Os temas das oficinas são:

  • Empregabilidade;
  • Empreendedorismo;
  • Jogos e modalidades esportivas;
  • Treinamento de habilidades profissionais;
  • Acompanhamento e orientação de carreira;
  • Projeto de vida;
  • Orientação de pais e/ou responsáveis;
  • Geração de renda;
  • Acessibilidade cultural e qualidade de vida;
  • Uso de Tecnologias; e
  • Busca de oportunidade.

Os interessados em participar das oficinas devem entrar em contato com o CIAPD por meio do telefone (19) 3343-7116 para agendar uma visita ao local. Neste encontro inicial, apresenta-se a proposta aos responsáveis e potenciais atendidos, e realiza-se, posteriormente, uma triagem para o encaminhamento às atividades.

Com a finalidade de aprimorar o trabalho de inclusão social, os alunos do CIAPD também têm a chance de vivenciar a prática profissional em diferentes departamentos da PUC-Campinas, em uma recente parceria realizada com o Departamento de Recursos Humanos. A ação tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento das habilidades dos participantes.

O que é

O CIAPD, criado em 1991 com o objetivo de contribuir para a inclusão social de pessoas com deficiência, completou 27 anos em outubro e já beneficiou, ao longo de sua história, 8 mil pessoas. Além disso, 200 empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) receberam cooperação técnica para adequar suas operações à chegada de deficientes.

As ações do CIAPD são voltadas a três eixos: atendimento à população externa, a partir de oficinas preparatórias ao mercado de trabalho e vivência profissional em departamentos da PUC-Campinas; serviços de extensão às organizações externas para o desenvolvimento da cidadania, valorização da diversidade cultural, responsabilização social e promoção da inclusão; e orientação e acompanhamento de carreira dos funcionários com deficiência da universidade.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.