Henrique Padovani morre aos 74 anos vítima de AVC
Ambientalista e ex-secretário de Meio Ambiente de Paulínia estava internado desde sexta-feira e morreu na noite deste domingo
21 jan 2019 – 00h16

Henrique Padovani, ambientalista e ex-secretário e ex-diretor municipal de Meio Ambiente de Paulínia, morreu aos 74 anos no final da noite deste domingo (20). Ele estava internado no Hospital Samaritano de Campinas e teve sua morte confirmada às 22h15.
O ambientalista sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na última sexta-feira (18) e desde então estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano de Campinas, mas não resistiu. O velório acontece no Cemitério Municipal de Paulínia e o sepultamento será nesta segunda-feira (21), às 16h, no jazigo da família.



Padovani nasceu em 15 de julho de 1944, em Americana, e depois se mudou para Paulínia. Ficou conhecido por sua militância em defesa do meio ambiente, principalmente do Rio Atibaia, liderando mutirões de limpeza, denunciando poluição, mortandades de peixes e ganhando destaque no cenário regional e estadual.
O ambientalista foi secretário municipal de Meio Ambiente em 2001, no governo de Edson Moura (PMDB), e diretor da pasta em 2014, já na gestão do prefeito Edson Moura Júnior (PMDB). Também se candidatou a prefeito de Paulínia pelo PV nas eleições municipais de 2004 e disputou uma vaga na Câmara Federal nas eleições gerais de 2010 pelo PSOL.



O prefeito interino de Paulínia, Du Cazellato (PSDB), lamentou a morte de Padovani. “Recebi com tristeza a confirmação do seu falecimento”, falou. “Sem dúvidas um símbolo de luta em defesa das causas ambientais e uma pessoa querida e respeitada por todos.”
O presidente provisório da Câmara Municipal, Zé Coco (PV), também se manifestou. “Perdi um grande amigo”, falou. “Meus sentimentos a toda família e amigos. Descanse em paz. O Legislativo paulinense e a Prefeitura emitiram na manhã desta segunda-feira notas de pesar.



NOTA DE PESAR – Henrique Padovani (1944/2019)
“O Poder Legislativo de Paulínia lamenta profundamente o falecimento do Senhor HENRIQUE PADOVANI, que dedicou a maior parte de sua vida em defesa da preservação do meio ambiente da nossa cidade e região. Sem sombra de dúvidas, Padovani, como era mais conhecido, foi a maior autoridade local no assunto e deixa um legado valioso, digno de ser seguido por gerações.
Além de uma perda irreparável para a tradicional Família Padovani, a morte do ambientalista deixa órfãos os Rios Atibaia, Jaguari e Anhumas, córregos, nascentes, mananciais, lagoas, matas e minipantanal de Paulínia, que dificilmente terão um defensor tão dedicado e incansável, como ele foi durante décadas.
Nossos mais sinceros sentimentos à Família Padovani que, certamente, receberá o conforto e amparo de Deus neste triste momento da partida de seu ente tão querido. Padovani ficará para sempre na história da nossa querida Paulínia.
Antonio Miguel Ferrari
Presidente
Vereadores: Zé Coco, Xandynho Ferrari, Danilo Barros, José Soares, Marcelo de Souza, Tiguila Paes, Edilsinho Rodrigues, Fábio Valadão, Fábia Ramalho, Flávio Xavier, João Pinto Mota, Manoel Filhos da Fruta, Marcelo D2 e Marquinho Fiorella.”
Prefeitura de Paulínia
“A Prefeitura Municipal de Paulínia manifesta seu pesar pela morte do ambientalista Henrique Padovani, ex-secretário de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente de Paulínia, que faleceu na noite de ontem, domingo, 20, aos 74 anos.
Henrique Padovani deixa um grande legado ambiental e de cidadania.
A Administração se solidariza com a família e amigos neste momento de dor e tristeza.”
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias