Ir para conteúdo

Homem é preso por desviar etanol de duto da Petrobras

Crime ocorria em uma casa no Jardim Santa Lúcia, em Campinas, e combustível era vendido em feira do rolo; um segundo acusado fugiu

11 jan 2019 – 11h45
Placa alerta para perigos nos locais por onde passam dutos da Petrobras (Foto: Divulgação)

Uma pessoa foi presa desviando etanol de um duto da Petrobras, nesta quinta-feira (10), em Campinas. Uma outra conseguiu fugir do cerco policial. Os bandidos utilizavam uma casa no Jardim Santa Lúcia para acessar e estocar o combustível, que depois seria vendido em uma feira do rolo.

Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu aproximadamente 5 mil litros de etanol estocados na casa e em galões dentro de um carro prontos para o transporte. Eles seriam vendidos na feira do rolo do Jardim Campo Belo, em Campinas. O caso já era investigado por policiais há alguns dias.

Policiais acreditam que os bandidos retiravam em torno de 400 litros de etanol por dia do duto da Petrobras. Entretanto o objetivo deles era desviar muito mais. Isso porque foram encontrados 10 contêineres de plástico com capacidade de mil litros cada na casa. A maioria desses tanques ainda estavam vazios.

Para chegar ao duto da Petrobras que passa em um terreno baldio ao lado da casa, os bandidos construíram um túnel, furaram a tubulação da estatal e enterraram a ligação clandestina que desviava o combustível até a residência. Para a polícia, eles estavam ainda testando o esquema. Em plena operação, o objetivo seria retirar 12 mil litros por dia.

Quando a polícia chegou, os dois bandidos estavam dentro da casa. Eles saíram correndo e deixaram a bomba ligada, vazando etanol pela residência. Um fugiu e o outro foi preso em uma casa vizinha. O Corpo de Bombeiros também atendeu a ocorrência por causa do risco de ocorrer explosões dentro do imóvel utilizado pelos criminosos.

O caso continuará a ser investigado pela polícia de Campinas na tentativa de prender o fugitivo, identificar eventuais novos integrantes da quadrilha de desvio de etanol dos dutos da Petrobras na região, além de determinar se o dono do imóvel está envolvido nesse esquema criminoso.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.