Anúncios
Ir para conteúdo

Alunos e professores da RMC podem pedir ou revalidar passes livre e escolar

Solicitação é feita à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) pela internet; venda e validação começam em fevereiro

8 jan 2019 – 5h30
Ônibus do transporte metropolitano administrado pela EMTU na região (Foto: Divulgação)

Estudantes e professores que utilizam as linhas de ônibus do transporte metropolitano da região já podem solicitar ou revalidar o passe livre ou o escolar (meia-tarifa) para o ano letivo de 2019. O pedido à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) é feito somente por meio da internet (clique aqui).

A venda de créditos eletrônicos (passe escolar) e a validação da cota a ser feita mensalmente (passe livre) estarão disponíveis a partir do dia 1º de fevereiro. No último dia 3, as instituições de ensino iniciaram o cadastramento de estudantes e professores que desejam usar o benefício no transporte intermunicipal no ano letivo de 2019. O processo é realizado pelo portal da EMTU e necessário para viabilizar a requisição do aluno ou funcionário.

Em Paulínia, tem direito ao passe livre ou escolar nas linhas metropolitanas somente o estudante que residir na cidade e estudar em outra da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Já o professor pode requisitar a meia-tarifa se morar no município e lecionar em outro da RMC. Segundo a EMTU, em 2018, cerca de 160 mil alunos tiveram seu benefício emitido ou revalidado nas cinco regiões metropolitanas do Estado.

Para solicitar o passe livre por baixa renda, o interessado deve acessar o site, preencher o formulário de cadastramento com a composição de renda familiar, situação ocupacional e rendimento de cada membro da família, e encaminhar a documentação exigida na legislação que comprove as informações.

De acordo com a EMTU, se a renda per capita for inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.497), o cadastro é concluído e gerado o boleto no valor de R$ 21,35 (dez/2018). Caso contrário, o estudante poderá solicitar o passe escolar (meia-tarifa) com o pagamento do mesmo valor.

Estudantes e professores que utilizam as linhas de ônibus transporte metropolitano na região têm direito à cota mensal de 48 viagens para o passe livre e de 50 viagens para o escolar. Segundo a EMTU, em dezembro, devido às férias escolares, será oferecida meia cota (24) para o passe livre e 30 viagens/linha para o escolar.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.