Alemanha apreende Kombi de Hortolândia com 100kg de cocaína pura
Perua ‘saia blusa’ branca e verde-limão, 1974, entrava na Europa em contêiner pelo porto de Hamburgo; carga vale R$ 92 milhões
1º dez 2018 -19h20

Cem quilos de cocaína pura foram apreendidos em um fundo falso de uma Kombi, ano 1974, com placas de Hortolândia, no porto de Hamburgo, cidade ao norte da Alemanha. A droga foi descoberta após o veículo, que estava com outra perua em contêiner de um caminhão, passar pelo sistema de raio-X do local.
nnA notícia foi divulgada pela imprensa alemã nesta sexta-feira (30) em reportagem sobre apreensões de cocaína nos últimos meses em esconderijos “quase perfeitos” no porto de Hamburgo, um dos principais da Alemanha em movimentação de cargas. O caso da Kombi brasileira aconteceu no último dia 20 de setembro.
nnO Die Presse, da Alemanha, informou que, de acordo com a polícia alemã, se a droga conseguisse passar pela alfândega, os criminosos triplicariam o peso dela com seu processamento. Acredita-se que a cocaína tenha um valor de mercado de pelo menos 21 milhões de euros, ou cerca de R$ 92 milhões.



nnOs tabletes de cocaína estavam escondidos em um compartimento secreto entre o banco e as rodas traseiras da Kombi “saia e blusa” branca e verde-limão. A polícia alemã precisou cortar o assoalho para chegar à droga. Ninguém foi preso. A polícia tenta agora localizar o dono da droga da perua importada do Brasil.
nn“Parece que os contrabandistas de drogas nunca ficam sem criatividade para novos esconderijos, mas é isso que torna o trabalho do funcionário da alfândega tão empolgante”, disse o chefe do principal escritório de alfândega de Hamburgo-Hafen Michael Schrader, ao TAG 24.
nnAinda em novembro, funcionários da alfândega no porto de Hamburgo fizeram uma grande captura de cocaína. Trezentos quilos da droga estavam escondidos em sacos de desportos atrás de um carregamento de fio dental dentro de um contêiner proveniente da República Dominicana.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias