Ir para conteúdo

Estudante de Paulínia desenvolve shampoo sólido

Projeto com quatro colegas do curso de Comércio Exterior é finalista em concurso de sustentabilidade Esamc+S 2018

28 nov 2018 – 5h30
Maria Clara e o grupo de colegas de curso que desenvolveram projeto de shampoo sólido (Foto: Divulgação)

Aestudante de Paulínia Maria Clara Rodrigues da Silva, de 18 anos, é uma das finalistas da edição deste ano do Esamc +Sustentável. Ela e quatro colegas do 1º semestre do curso de Comércio Exterior, da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas (Esamc), desenvolveram um shampoo solidificado menos agressivo e que dispensa o uso de embalagem plástica para ser comercializado.

nnO Shampoo Sólido – Tons do Brasil do Boticário é um dos três finalistas escolhidos entre os 47 projetos de sustentabilidade apresentados no Esamc+S 2018. O grupo vencedor ganhará bolsa de estudos de MBA. O resultado sairá nesta sexta-feira (30), às 20h. O premiado será aquele que conseguir mais comentários, visualizações e curtidas nas redes sociais.

nn“Estamos no Instagram, como Tons do Brasil Boticário, no Facebook, como Tons do Brasil Esamc, e na página do torneio como Esamc+S”, explicou Maria Clara. “Desenvolvemos uma linha de seis shampoos solidificados, totalmente naturais, para a empresa O Boticário”, contou. Além de dispensar o uso das embalagens plásticas, sua formulação substitui componentes químicos encontrados nos produtos tradicionais por outros menos prejudiciais, como bicarbonato, vinagre e babosa.

Apresentação da linha de seis shampoos, como banana com canela, hortelã e framboesa (Foto: Divulgação)

nn“Tem de banana com canela, café, tutti-frutti, framboesa, maracujá e hortelã; e a princípio, para todo tipo de cabelo”, disse Maria Clara. “Caso conseguirmos levar esse trabalho para frente, queremos fazer uma linha para cacheados.” Maria Clara desenvolveu o projeto de sustentabilidade com os colegas Pedro Ligório, de 20 anos; Ingrid Karoline, 21; Leonardo Caruzo, 19; e Keilla Gama, 24.

nnO shamppo sólido concorre com os projetos sustentáveis EFF – Ecologic Fractioned  Fragrance Boticário, que tem a ideia de reutilizar o frasco na hora de comprar a mesma fragrância; e Seed Pencil – Faber Castell, a criação de um lápis com semente na ponta, que além de auxiliar a criança em sua alfabetização, também ensinará aspectos sociais como o simples fato de devolver o lápis para natureza, fazendo com que ele inicie um novo ciclo.

nnO Esamc+S é organizado anualmente pela disciplina Gestão de Produtos e Marcas com o objetivo de motivar estudantes dos 1º e 2º semestres, de todos os cursos da graduação tecnológica da Esamc, no desenvolvimento de novos produtos para o mercado e o mundo com o conceito de sustentabilidade como forma de ajudar na preservação do planeta e da sociedade.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.