Ir para conteúdo

Retorno do balão do Fontanário volta a ser fechado nesta 4ª-feira

Operação especial para melhorar fluidez do trânsito na José Paulino em direção ao João Aranha será mantida das 17h às 19h

21 nov 2018 – 16h04
O retorno do balão do Fontanário ficará fechado só no horário de pico da volta para casa (Foto: Reprodução)

Paulínia retoma a partir desta quarta-feira (21) o bloqueio de retorno no balão do Fontanário, das 17h às 19h, de segunda a sexta-feira, para melhorar a fluidez do trânsito de veículos no trecho da região central da Avenida José Paulino em direção à região do bairro João Aranha. A medida, adotada durante 10 dias de testes só no horário de pico da volta para casa, foi aprovada pela Secretaria Municipal de Transportes e durará até dezembro deste ano.

nnA operação especial bloqueia aos veículos apenas o movimento na rotatória existente no cruzamento das avenidas José Paulino e Paulista (balão do Fontanário). O fechamento proíbe o motorista de retornar da Avenida Paulista, sentido bairro/Centro, para o Portal Colonial. Ela foi testada pela Prefeitura de Paulínia entre os dias 5 e 14 deste mês. As demais passagens pelo local estarão liberadas.

Retorno da Avenida Paulista para o Portal Colonial será pela rotatória da Rua São Bento (Foto: Reprodução)

nn“No período de dez dias, segundo o que se pode avaliar, houve ganho de até 25 minutos no trajeto entre o Centro e a rotatória”, disse engenheiro de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes Alair Roberto Godoy, responsável pelas mudanças na circulação dos veículos. “O pico, que normalmente se estende até as 19h30, tem acabado às 19h. Sob este aspecto a operação foi bem sucedida.”

nnGodoy explicou que o fechamento desse retorno do balão do Fontanário no horário de pico da volta para casa será mantido provisoriamente até o início das férias escolares, em dezembro, quando há a diminuição de veículos nas ruas. A solução definitiva deverá sair no início de 2019. “A proposta é implantar um semáforo no local a fim de reduzir o desconforto causado pela interdição, sem que percamos o ganho na fluidez da avenida”, afirmou.

Acesso ao João Aranha, a partir do Centro, pode ser feito também pela Roberto Mange (Foto: Reprodução)

nnPortanto, a partir desta quarta-feira (21), o motorista que vir da Avenida Paulista e desejar acessar o Portal Colonial voltará a fazer o retorno pela Rua São Bento, no horário das 17h às 19h. A Secretaria Municipal de Trânsito também sugere como caminho alternativo para a região do João Aranha e São José o motorista seguir pela Estrada Municipal PLN-339, a continuação da José Paulino, e acessar a Avenida Roberto Mange, depois do Portal Colonial.

nnO engenheiro ressaltou que a proposta de melhorias no trânsito deve ser mantida no governo do prefeito interino Du Cazellato (PSDB), como vinha ocorrendo na administração do prefeito cassado Dixon Carvalho (PP). “Sempre realizadas de forma gradual, como tem sido feito, avaliando-se os resultados e procedendo aos ajustes quando necessário”, destacou Godoy.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.