Anúncios
Ir para conteúdo

Instituto tem 342 vagas em 9 cursos técnicos gratuitos na região

Oportunidades do IFSP são em Campinas e Hortolândia; em outras 34 cidades paulistas há mais 5,5 mil

3 out 2018 – 15h09
Laboratório do curso de Informática do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia São Paulo (Foto: Divulgação)

OInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) fará seleção de candidatos para 5.862 vagas em 144 cursos técnicos gratuitos distribuídos em 36 cidades paulistas. As aulas começam no primeiro semestre de 2019. Na região, os campi de Campinas e Hortolândia têm 342 oportunidades em nove cursos (confira as chances no quadro no final desta página). As inscrições para o processo seletivo começam neste dia 8. Não há provas.

nnO campus Campinas oferta 160 vagas, com quatro opções de cursos: dois na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio – Eletrônica (4 anos – matutino), Informática (4 anos – vespertino); e dois cursos na modalidade concomitante/subsequente ao Ensino Médio – Eletroeletrônica (4 semestres – noturno) e Informática (3 semestres – matutino). Dentre as vagas, 80 são para ampla concorrência e 80 reservadas para diferentes perfis (cotas).

nnO campus de Hortolândia disponibiliza 182 vagas para cinco cursos: dois na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio – Automação Industrial (3 anos – integral); Informática (3 anos – integral); mecânica (3 anos – integral); e dois cursos na modalidade concomitante/subsequente ao Ensino Médio – Fabricação Mecânica (4 semestres – noturno) e Eletroeletrônica (4 semestres – noturno). Dentre as vagas, 90 são para ampla concorrência e 92 reservadas para diferentes perfis (cotas).

Conheça as diferenças entre as três modalidades de cursos

1) Curso técnico integrado ao Ensino Médio

  • O candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental. Ele cursará o Ensino Médio e o Técnico no IFSP.

2) Curso técnico concomitante ao Ensino Médio

  • O candidato deve estar matriculado no Ensino Médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o Ensino Técnico no IFSP.

3) Curso técnico subsequente ao Ensino Médio

  • O candidato deve ter concluído o Ensino Médio. Ele cursará apenas o Ensino Técnico no IFSP.

nnAs inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 8 de outubro a 20 de novembro. Para se inscrever, o candidato deve ler o edital na íntegra (disponível neste link ), criar um cadastro no Portal do Candidato (clique aqui) e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. Cada candidato pode realizar uma única inscrição.

nnNo processo seletivo não há provas. A escolha dos estudantes será feita por meio de análise de histórico escolar. Os candidatos devem inserir as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para cursos Integrados, as notas a serem informada são as do 8° ano (antiga 7ª série) do Ensino Fundamental. Já para os cursos concomitantes ou subsequentes, as notas a serem informadas são do 9° ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental. Confira as regas no item 4 do Edital N° 716/2018.

nnNo IFSP há oportunidade para quem termina o Ensino Fundamental agora ou se concluiu o Ensino Médio há muitos anos. Não há limite de idade para estudar no instituto. O campus de Campinas fica na Avenida Comendador Aladino Selmi, s/n, no bairro Amarais – telefone (19) 3746-6128 e site https://cmp.ifsp.edu.br/. O de Hortolândia, na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n, na Vila São Pedro – telefone (19) 3865-8070 e http://hto.ifsp.edu.br/portal/.

Saiba onde mais há campus do IFSP
  • Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.

nnO IFSP conta, em todos os campi, com um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), responsável por realizar o acolhimento, o atendimento e o acompanhamento de estudantes com necessidades em todos os aspectos, do psicossocial ao pedagógico, além de fomentar ações coletivas, como palestras e capacitações, para sensibilizar toda a comunidade acadêmica sobre a diversidade e a inclusão.

nnA relação preliminar das inscrições (deferidas ou indeferidas) será divulgada no dia 30 de novembro. A classificação dos candidatos e a 1ª convocação para matrícula serão publicadas no dia 10 de janeiro de 2019. A matrícula dos candidatos será realizada, de acordo com escala específica, entre os dias 14 e 18 de janeiro.

nnO Edital n° 716/2018 pode ser traduzido automaticamente para Língua Brasileira de Sinais por meio da suíte de ferramentas do “VLibras”. Acesse o portal http://www.vlibras.gov.br/. Em caso de dúvidas, recursos contra o edital ou outras informações, enviar e-mail para estudeaqui@ifsp.edu.br.

Quadros com os detalhes dos cursos oferecidos nos campi de Campinas e Hortolândia (Foto: Reprodução)
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.