Ir para conteúdo

Cetesb multa Petrobras em R$ 192 mil por acidente na Replan

Relatório da companhia constata emissão de poluentes na atmosfera e no Rio Atibaia

6 set 2018 – 20h55
Explosões seguidas de incêndio sacudiram a madrugada dos moradores de Paulínia (Foto: Reprodução)

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou em R$ 192,7 mil a Petrobras pelas explosões seguidas de incêndio, ocorridas na madrugada do último dia 20, na refinaria da Replan, em Paulínia. A autuação é em decorrência da emissão de poluentes tanto na atmosfera como no Rio Atibaia.

nnConforme relatório da Cesteb, “em função do incêndio e da queima de derivados de petróleo nos três flares (tochas da Replan), foi verificada a emissão de poluentes na atmosfera”. E continuou: “Também foi constatado o lançamento de efluentes líquidos e de compostos de hidrocarbonetos no solo, em áreas próximas à Unidade de Tratamento de Águas Ácidas e à Unidade de Destilação I”.

nnA companhia ressaltou que parte da água utilizada no combate ao incêndio atingiu o canal de drenagem de águas pluviais e foi lançada no Rio Atibaia, contendo materiais flutuantes e em parâmetros em desacordo com as condições estabelecidas por lei. Mas no ponto de captação de água de Sumaré os padrões de qualidade teriam ficado dentro da legislação ambiental.

nnA Cetesb informou que, apesar da multa, continuará acompanhando o levantamento das causas das explosões seguidas de incêndio na Replan, bem como as ações desenvolvidas para adequação das áreas atingidas e medidas que serão adotadas com objetivo de evitar a ocorrência de novos casos como esse.

nnO acidente interrompeu as atividades da Replan, maior refinaria de petróleo do Brasil. Quando anunciou a retomada das duas unidades não atingidas pelo incêndio e, consequentemente, 50% da produção de refino, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) manteve a refinaria parcialmente interditada até o dia 29 de agosto.

nnApós a liberação da ANP, a expectativa da Replan era retomar gradativamente 50% da produção até esta semana.

nnA Petrobras confirmou o recebimento do Auto de Infração, Imposição de Penalidade de Multa da Cetesb e está analisando o teor do documento para definição de ações cabíveis.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.