Ir para conteúdo

Baixa umidade do ar coloca Paulínia em estado de atenção

Defesa Civil alerta que índice ficará entre 23% e 19% até esta quarta-feira

 

13 ago 2018 – 6h03

Paulínia irá ficar em estado de atenção, e até de alerta, nesta semana devido à baixa umidade relativa do ar. De acordo com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a previsão nesta segunda-feira (13) é que o índice chegue a 21% no período mais crítico, durante o fim da manhã e o meio da tarde, das 11h às 15h.

nnA Defesa Civil informou que a secura no ar aumentou já a partir deste domingo (12), em Paulínia, quando a previsão era atingir 23% (também estado de atenção). Mas situação ainda deve piorar na terça (14) e quarta-feira (15). Nesses dois dias, conforme a secretaria municipal, o índice pode bater em 19% (estado de alerta).

Equipe combate incêndio em vegetação em Paulínia; queimadas devem ser evitadas (Foto: Divulgação)

nn

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal da umidade relativa do ar deve ser acima dos 60%. A classificação dos estados de criticidade determina que quando os patamares estão entre 21% e 30%, a cidade deva entrar em estado de atenção; de 20% a 12%, de alerta; e abaixo de 12%, de emergência.

nnEm função da previsão de secura no ar em Paulínia, a Defesa Civil pede que a população se previna e tome certos cuidados, conforme determina o Plano de Contingência da Operação Estiagem do Sistema Municipal de Defesa Civil, como evitar exercícios ao livre das 11h às 15h. Confira abaixo as demais orientações.

Cuidados a serem tomados com a baixa umidade relativa do ar
  • Além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins;
  • Sempre que possível, permanecer em locais protegido do sol, com áreas de vegetação ou cobertas;
  • Consumir água à vontade;
  • Evitar qualquer tipo de queimada.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.