Ir para conteúdo

Lixeiras subterrâneas voltam a ser instaladas em Paulínia

Primeira unidade já está em funcionamento perto do Parque Ecológico, região central

 

9 ago 2018 – 19h

As lixeiras subterrâneas voltaram a ser reinstaladas em Paulínia na tarde desta quarta-feira (8). A primeira unidade, já em funcionamento, foi implantada na Avenida Getúlio Vargas, na altura do Parque Ecológico, na região central da cidade.

nnSegundo cronograma da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, serão instalados até o dia 5 de novembro mais 25 conjuntos. Cada um deles é formado por dois contêineres –  um para coleta seletiva e outro para lixo orgânico –, e está 24 horas à disposição da população.

Caminhão de coleta remove lixeira subterrânea instalada perto do Parque Ecológico (Foto: Divulgação)

nnAs lixeiras subterrâneas foram desativadas no início de 2017, após o fim do contrato com a antiga empresa prestadora dos serviços de limpeza urbana, a Corpus Saneamento e Obras. A Prefeitura informou que só agora conseguiu na Justiça o direito de utilização de parte da estrutura para implantação dos contêineres.

nnAs lixeiras que ficam aparentes têm cerca de um metro de altura. Elas escondem o fundo falso que dá acesso aos contêineres instalados no subsolo das calçadas ou dos canteiros centrais de avenidas com capacidade para armazenamento de três metros cúbicos de resíduos.

nnUm sensor instalado nas lixeiras sinaliza quando o volume de lixo alcança os 80% e os caminhões, então, são acionados para fazer a coleta. Cada contêiner subterrâneo equivale a três instalados na superfície, conforme a Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Vantagens

nnCom a reativação das lixeiras subterrâneas, a Prefeitura espera evitar o acúmulo de lixo nas ruas; evitar o entupimento de bueiros em dias de chuva; impedir a ação de vândalos ou animais que espalham lixo pela cidade; reduzir o índice de pragas urbanas como insetos, ratos e baratas; e melhorar os aspectos urbanísticos.

nnO presidente da Cooperlínia Ambiental do Brasil, cooperativa de gestão de resíduos sólidos instalada em Paulínia, José Carlos da Silva, afirma que a reinstalação das lixeiras irá aumentar a quantidade do material que recebem e agregar valor aos resíduos. “Chegarão puros até nós e isso resulta em grande diminuição da taxa de rejeito e, consequentemente, em melhoria na qualidade de vida dos cooperados, que conseguem aumentar suas rendas.”

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.