Ir para conteúdo

Fique de olho

Aplicativo para celulares e tablets permite ao contribuinte denunciar o desperdício do dinheiro público diretamente ao Tribunal de Contas do Estado

 

5 nov 2017 – 11h30

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) tem um aplicativo para celulares e tablets que permite ao contribuinte avaliar os serviços públicos e enviar informações ao órgão para auxiliar na fiscalização do uso do dinheiro público. Neste ano, Ribeirão Preto tem sido a campeã em denúncias.

nnO “Fiscalize com o TCESP” é gratuito e compatível com telefones celulares e tablets e os sistemas operacionais Android’ e IOS. O aplicativo está disponível para download nas lojas eletrônicas Google Play, por meio do link http://migre.me/wnz9w, e App Store pelo link http://migre.me/wnzbc.

tce
FISCALIZAÇÃO | Aplicativo para celulares e tablets do TCE-SP é gratuito / Foto: Divulgação

nnDepois de preencher e encaminhar suas informações – por meio de fotos, vídeos e reclamações –, os dados são georreferenciados, fazendo com que o Tribunal de Contas possa ter conhecimento, como por exemplo, da data, hora e local exato de onde foram emitidos esses chamados.

nnAs informações recebidas através do “Fiscalize com o TCESP” são enviadas diretamente ao setor de informática e de fiscalização do TCE para análise e cruzamento, podendo subsidiar as ações de fiscalização ordinárias e extraordinárias.

nnNeste ano, a atuação dos contribuintes em relação à fiscalização do uso do dinheiro público cresceu quando comparada a 2016. O “Fiscalize com o TCESP” já atingiu, em 2017, 732 denúncias, o que representa aumento de 233% em relação às 220 ocorrências registradas durante o ano passado.

nnCom o total de 356 reclamações, gestão pública foi a categoria que apresentou maior emissão de chamados em 2017. Em segundo lugar, aparece transparência, com 97 queixas, seguida por saúde, com 86. Educação, obras públicas, meio ambiente, segurança, transporte público e outros são as demais áreas que podem ser avaliadas pelos usuários por meio do “Fiscalize com o TCESP”.

nnConsiderando as denúncias de obras públicas, as irregularidades em vias públicas, obras de engenharia e água e esgoto foram alvos da maioria das denúncias. Neste quesito, Ribeirão Preto, São Vicente, Jundiaí, São Paulo, Araraquara e Jaboticabal foram os municípios que registraram o maior número de reclamações.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.