Ir para conteúdo

Susto na Replan

Pane causa emissão excessiva de fumaça na refinaria da Petrobras em Paulínia no início da tarde desta quarta-feira, segundo sindicato

 

1º nov 2017 – 15h35 (Atualizado 1º nov 2017 – 20h40)

Este slideshow necessita de JavaScript.

nnUma pane causou emissão excessiva de fumaça na refinaria de petróleo da Petrobras em Paulínia e chamou a atenção dos moradores da cidade, no início da tarde desta quarta-feira, dia 1º. A Replan confirmou que houve uma “falha operacional” na unidade e que tudo já está sob controle.

nnO Sindipetro, sindicato dos petroleiros, havia informado no início do incidente que tinha ocorrido oscilação no fornecimento de energia elétrica, gerando “falta de ar comprimido, o que ocasionou o descontrole na unidade de craqueamento da Replan, e, como consequência, a reversão do fluxo de gás”.

nnMais tarde, em nota, afirmou que a parada emergencial ocorreu em razão de “avarias no sistema de ar comprimido da refinaria”, o que teria provocado a reversão que resultou na liberação destes gases após queima. Corpo de Bombeiros de Paulínia, Defesa Civil e Cetesb foram à Replan. Não houve registro de feridos.

nnMoradores de Paulínia fizeram fotos de diversas partes da cidade retratando a grande emissão de fumaça na Replan. Vídeos também registraram o incidente e até trabalhadores administrativos se deslocando para área de segurança da unidade. Segundo o Sindipetro, a nuvem formada pela mistura de gasolina, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e óleo diesel era tóxica e tinha alto grau de explosividade.

Proteção

nnEm nota, a Petrobras informou que “houve uma falha operacional, já controlada, que levou à parada das unidades de processo, provocando corretamente a variação da chama da tocha, um dos sistemas de proteção e segurança da refinaria. Não houve danos às pessoas nem às instalações. A Replan está trabalhando para normalizar a situação.”

nnA Prefeitura informou que os secretários municipais de Defesa Civil e Meio Ambiente acompanharam toda movimentação. “A partir de agora, em conjunto com outros órgãos ambientais, irá aguardar as apurações e se o vazamento causou danos ambientais. Em caso positivo, a empresa poderá ser multada.”

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Categorias

Cidades

Tags

,

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.