Ir para conteúdo

João Aranha

Movimento Revitalizar’ realiza piquenique na Lagoa do João Aranha neste sábado, em Paulínia; ideia é chamar atenção para a área pública

 

4 out 2017 – 13h53

O “Movimento Revitalizar”, de Paulínia, realiza neste sábado, dia 7, o “PicNic na Lagoa”, no bairro João Aranha. O evento vai rolar das 14h30 às 18h, na área da Praça “Waldemar Perissinoto”, mais conhecida como Lagoa do João Aranha, atrás da creche.

nnO piquenique é comunitário, gratuito e aberto a toda a população de Paulínia. Durante o evento, haverá atividades de contação de histórias, apresentação da fanfarra “Padre Narciso”, show de capoeira, além de mutirão de limpeza e oficina de plaquinhas.

lagoa
MEIO AMBIENTE | Evento de de conscientização na Lagoa do João Aranha / Foto: Divulgação

nn“Na oficina de plaquinhas, as crianças desenharão em papel e, posteriormente, transformaremos os desenhos em plaquinhas motivacionais para espalhar na lagoa”, contou Viviane Ribeiro, idealizadora e responsável pelo “Movimento Revitalizar”.

nnViviane explicou que os participantes devem levar comes e bebes. “Cada um traz um pouquinho e montaremos uma mesa de partilha”, disse. “Pedimos para que as pessoas adotem um copo ou caneca e tragam no dia, pois dessa maneira utilizamos menos descartáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente.”

lagoa2
MEIO AMBIENTE | Plantas aquáticas tomam conta da Lagoa do João Aranha / Foto: Divulgação

nnO piquenique faz parte do projeto “#OcupeaLagoa”, do “Movimento Revitalizar”. A ideia é realizar uma vez por mês eventos com a proposta de ocupar a Praça “Waldemar Perissinoto” e despertar na população sua responsabilidade na preservação da área e na cobrança das autoridades visando a recuperação do espaço público.

nn“Em 2016, já realizamos piquenique, luau e manhã de exercícios na Lagoa do João Aranha”, lembrou Viviane. “Nosso Lema é: ‘Se é público também é seu. Cuide!’. A inspiração é o ‘Movimento Boa Praça de SP’, que nos instigou o seguinte questionamento: ‘As praças e parques estão abandonados porque ninguém frequenta? Ou ninguém frequenta porque estão abandonados?’.”

lagoa3
MEIO AMBIENTE | Equipe capturou dois jacarés da Lagoa do João Aranha / Foto: Divulgação

nnViviane falou que a Prefeitura de Paulínia removeu em setembro deste ano dois dos sete jacarés que vivem há anos na Lagoa do João Aranha. “A remoção foi interrompida para que o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] possa indicar para onde irão esses animais.”

nnOs jacarés retirados da lagoa, conforme Viviane, foram levados ao Parque Ecológico “Armando Müller”, de Paulínia. “Ficarão em quarentena e, posteriormente, irão para o lugar determinado pelo Ibama”. Ela afirmou que os jacarés “não acarretam riscos imediatos à população nem interferência ao ‘PicNic na Lagoa’”.

Limpeza

nnViviane também falou que a limpeza da Lagoa do João Aranha, que está tomada por plantas aquáticas flutuantes, pode ser feita pela Prefeitura mesmo com a presença dos animais, pois não utilizará maquinários.

nnDe acordo com a responsável pelo “Movimento Revitalizar”, a Prefeitura não possui projeto de revitalização, apenas intenção. Mas sem previsão para isso acontecer. “Por esse motivo, nossas ações não podem parar. Estamos motivados a não deixar a lagoa abandonada. Manteremos nossas reivindicações de melhorias.”

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Categorias

Cidades

Tags

,

Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.