Ir para conteúdo

Tchau, jacarés!

Prefeitura inicia remoção de jacarés da lagoa do João Aranha, um mês depois de ataque a cão; transferência seria primeiro passo para recuperação de área

 

15 set 2017 – 17h55

Um mês depois de um jacaré atacar um cachorro na lagoa do bairro João Aranha, em Paulínia, uma equipe comandada pela Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente começou a retirar nesta quinta-feira, dia 14, os animais daquela área de lazer. Sete deles deverão ser transferidos para o Parque Ecológico Armando Müller, fechado ao público desde maio de 2014 para reformas.

nnA operação de resgate atraiu a atenção de pessoas e de ativistas que lutam pela revitalização da lagoa, deteriorada pelo abandono e por despejo irregular de esgotos. Foi feito até um vídeo do momento em que um dos jacarés é laçado pela equipe. Segundo “O Movimento Revitalizar – Lagoa João Aranha”, a remoção dos animais é o primeiro passo para limpar e recuperar o local.

 

nnA remoção dos jacarés foi pedida no último dia 11 de agosto pelo próprio “O Movimento Revitalizar – Lagoa João Aranha” diretamente na Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, um dia depois de o cão ser ferido pelo animal. Na ocasião do ataque, o cachorro conseguiu escapar, foi resgatado por vizinhos, levado para uma clínica veterinária e sobreviveu (leia mais aqui).

lagoa1
SUSTO ANIMAL | Cachorro após conseguir escapar de ataque de jacaré / Foto: Divulgação

nnEsse teria sido o primeiro ataque de jacaré registrado na lagoa do João Aranha. Mas o episódio acendeu a luz de alerta pelo fato de haver uma creche municipal perto e de pessoas, inclusive crianças, frequentarem a área para práticas de lazer e atividade física. Os animais teriam sido soltos no local por um morador do bairro há anos e seguiam por lá até esta quinta-feira (14).

sedemma
VISITA | Secretário de Meio Ambiente, Vicente de Paulo, na lagoa, dia 31 / Foto: Divulgação

nnA Prefeitura foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre a remoção dos jacarés, a transferência deles para o Parque Ecológico nem sobre o plano ou cronograma de recuperação da lagoa do João Aranha. No último dia 31, uma comitiva da Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente visitou o local para discutir estratégias com representantes da sociedade civil, mas nenhum anuncio foi feito até então.

Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia

Categorias

Cidades

Tags

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.

3 comentários em “Tchau, jacarés! Deixe um comentário

  1. Materia tendenciosa…….lamentavel…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.