Tchau, jacarés!
Prefeitura inicia remoção de jacarés da lagoa do João Aranha, um mês depois de ataque a cão; transferência seria primeiro passo para recuperação de área
15 set 2017 – 17h55
Um mês depois de um jacaré atacar um cachorro na lagoa do bairro João Aranha, em Paulínia, uma equipe comandada pela Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente começou a retirar nesta quinta-feira, dia 14, os animais daquela área de lazer. Sete deles deverão ser transferidos para o Parque Ecológico Armando Müller, fechado ao público desde maio de 2014 para reformas.
nnA operação de resgate atraiu a atenção de pessoas e de ativistas que lutam pela revitalização da lagoa, deteriorada pelo abandono e por despejo irregular de esgotos. Foi feito até um vídeo do momento em que um dos jacarés é laçado pela equipe. Segundo “O Movimento Revitalizar – Lagoa João Aranha”, a remoção dos animais é o primeiro passo para limpar e recuperar o local.
nnA remoção dos jacarés foi pedida no último dia 11 de agosto pelo próprio “O Movimento Revitalizar – Lagoa João Aranha” diretamente na Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, um dia depois de o cão ser ferido pelo animal. Na ocasião do ataque, o cachorro conseguiu escapar, foi resgatado por vizinhos, levado para uma clínica veterinária e sobreviveu (leia mais aqui).

nnEsse teria sido o primeiro ataque de jacaré registrado na lagoa do João Aranha. Mas o episódio acendeu a luz de alerta pelo fato de haver uma creche municipal perto e de pessoas, inclusive crianças, frequentarem a área para práticas de lazer e atividade física. Os animais teriam sido soltos no local por um morador do bairro há anos e seguiam por lá até esta quinta-feira (14).

nnA Prefeitura foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre a remoção dos jacarés, a transferência deles para o Parque Ecológico nem sobre o plano ou cronograma de recuperação da lagoa do João Aranha. No último dia 31, uma comitiva da Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente visitou o local para discutir estratégias com representantes da sociedade civil, mas nenhum anuncio foi feito até então.
Clique aqui para ver mais notícias de Paulínia
Categorias
Materia tendenciosa…….lamentavel…