Anúncios
Ir para conteúdo

Pechincha nas férias

Vai viajar agora no meio do ano? Saiba que é possível suspender alguns serviços e economizar grana durante longos períodos de ausência de casa

 

nnVocê sabia que ao deixar a residência desocupada durante um longo período, como férias, por exemplo, é possível solicitar a suspensão de alguns serviços, como telefone fixo, móvel e TV por assinatura?

nnEm todos os casos acima, é preciso entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) das empresas para fazer a solicitação. É fundamental que o consumidor anote os números dos protocolos de atendimento.

tv
FINANÇAS | Serviço de TV por assinatura pode ser suspenso por um período / Foto: Divulgação 

nnPara outros casos como internet, academia, cursos, assinatura de revistas e jornais, é necessário verificar no contrato ou junto ao fornecedor se é possível pedir a suspensão temporária e quais as condições para isso: se há cobrança, qual o prazo e os procedimentos a serem adotados para realizar a solicitação.

nnPara ajudar, a Fundação Procon-SP orienta o cidadão sobre como economizar com as ausências de casa. Veja, conforme o órgão de defesa do consumidor, como funciona o pedido de suspensão dos serviços abaixo.

Como é

==> Telefone fixo

  • É chamado de “desligue temporário” e o consumidor tem que estar em dia com os pagamentos. O prazo é de 30 a 120 dias, uma vez a cada 12 meses e não há cobrança de taxa para suspensão e reativação. A assinatura mensal não pode ser cobrada.

==> Telefone móvel

  • A suspensão pode ser feita pelo prazo de 30 até 120 dias, uma vez a cada 12 meses. Não há ônus para o consumidor e também é necessário estar em dia com os pagamentos.

==> TV por assinatura

  • Pode ser feita pelo prazo de 30 até 120 dias, uma vez a cada 12 meses. Não há ônus para o consumidor e também é necessário estar em dia com os pagamentos.

==> Água

  • O prazo pode ser negociado com a concessionária. Existe cobrança para a supressão e para a religação do serviço.

==> Energia Elétrica

  • Cada concessionária possui regras específicas. Para verificar as condições, o consumidor precisa entrar em contato com a empresa que atende sua região.

 

Última alteração em 19 de julho de 2017 às 5h30

 

Anúncios

Paulínia 24 Horas Notícia Ver tudo

Site de notícias criado para divulgar fatos jornalísticos da cidade de Paulínia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.