Reforço nas rondas
Guarda Civil de Paulínia recebe seis viaturas; corporação agora conta com 14 veículos para atender uma cidade com cerca de 100 mil habitantes
nnA Guarda Civil recebeu seis viaturas para patrulhamento em Paulínia na tarde desta quarta-feira, dia 12. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a corporação conta agora com 14 veículos para atender uma população de 100 mil habitantes.
nnA Guarda Civil de Paulínia sofre com a falta de viaturas desde o final de 2016 (leia mais aqui). Conforme a Secretaria Municipal de Segurança Pública, 11 viaturas chegaram nesses primeiros sete meses do governo Dixon Carvalho (PP).

nnNo momento mais crítico do déficit de viaturas, no início do ano, a Guarda Civil chegou a ter três carros para patrulhar Paulínia. Até esta quarta (12), no melhor cenário, possuía oito. E até o final deste ano pode atingir 20 veículos.
nn“Ainda este ano teremos mais seis viaturas”, anunciou o secretário municipal de Segurança Pública, Emerson Baptista. “Em janeiro (deste ano), quando assumimos a (Prefeitura), encontramos apenas três viaturas.”
Custo
nnA Prefeitura não informou como chegaram nem quanto custaram as viaturas. Em maio, ela contratou uma empresa por R$ 4 milhões por ano para locar 56 veículos – 14 deles ambulâncias. Nenhum dos outros 42 foi para a Guarda Civil (leia mais aqui).
nnEsses veículos faziam parte do lote 3 do edital do Pregão Presencial nº 10/2016, de dezembro de 2016. E até agora não há notícia da contratação do lote 1, que corresponderia à locação de 48 viaturas para Guarda Civil, dentre elas veículos tipo perua e picape cabine dupla e simples.
Ranking
nnBaptista, comentou o fato de Paulínia cair da segunda, em 2016, para a sexta posição, em 2017, na lista das 30 cidades com os melhores índices de segurança do Brasil, segundo ranking da Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, divulgado no último dia 8 pela Revista Exame (leia mais aqui).
nnDe acordo com o secretário de Segurança, o objetivo a partir de agora é melhorar mais a posição de Paulínia ainda em 2017. Para ele, a tendência é que a partir de agora melhore o sistema de vigilância em Paulínia.
nnNa avaliação de Dixon, Paulínia não pode cair de posição no ranking. “Mesmo considerando que o sexto lugar entre as melhores do ranking brasileiro é uma boa colocação, não podemos relaxar e precisamos melhorar ainda mais para retornarmos ao segundo lugar que já ocupamos e buscar a primeira colocação.”
Última alteração em 14 de julho de 2017 às 5h30
Categorias